Engana-se quem pensa que só se aprende na escola. As crianças estão de férias e cheias de energia para gastar. As chuvas não estão dando trégua e, com isso, as crianças ficam dentro de casa e é preciso muita criatividade por parte dos pais.
“Que tal usar esse tempo para desenvolver habilidades com as crianças e se divertir? Sem tarefas e obrigações, as crianças adoram as férias. Mesmo gostando de não ter tanta responsabilidade, os pequenos também pedem por algo que preencha o tempo deles. Mesmo com chuva os pais têm chance de propor atividades para estimular seu raciocínio e criatividade, desenvolvendo o aprendizado mesmo no período em que não estão em aula”, afirma a psicopedagoga Caroline Oliveira, que listou 12 sugestões de atividades para os dias chuvosos:
Caça ao tesouro: esta atividade faz com que a criança use o raciocínio e movimente-se atrás do tesouro. Prepare pistas que guiem a criança pela casa atrás do prêmio. Se for para mais de uma criança, divida em grupos e faça com que todas cheguem até o tesouro, que pode ser algum doce ou brinquedo. Que tal incrementar contando uma história sobre um tesouro perdido há muito tempo, que sempre foi procurado por reis e piratas?
Jogos de tabuleiro: Os jogos de tabuleiro são opções excelentes para os dias chuvosos, pois estimulam as crianças a interagirem socialmente para aprender as regras, aguardar sua vez de jogar e respeitar quando outra pessoa vence a partida. Exemplos: jogo da vida, perfil, damas, resta um, jogo da velha, dominó, jogo da memória etc.
Oficina de desenhos: Você pode separar materiais diferentes, como giz de cera, lápis de cor, canetinhas, cola, folhas de cartolina, sulfites, papel crepom (faça bolinhas e cole no desenho), etc. Depois disso, é só usar a imaginação! Desenhar é a forma mais simples das crianças aprenderem. Aproveite essa oportunidade para o desenvolvimento de seu filho.
Massinha de modelar: são ótimas para trabalhar a criatividade e a coordenação motora fina, sendo uma ótima atividade de estimulação motora para bebês! Você pode comprar as massinhas de modelar de várias cores diferentes e abusar da criatividade. Ou, no caso de bebês, preparar a massa de modelar comestível. Construa personagens e crie uma história junto com a criança.
Cinema em casa: que tão uma sessão pipoca? Basta reunir as crianças num espaço aconchegante, preparar a pipoca, escolher um bom filme e se divertir.
Culinária: vamos preparar uma receita juntos? Cozinhar com as crianças ajuda os pequenos a conhecer a origem dos alimentos, aprender sobre os benefícios de uma alimentação saudável e reduz as barreiras que os deixam resistentes a provar novos sabores.
Experiência de ciências: vulcão de lava, pé de feijão, ciclo da água, areia movediça são alguns exemplos de experiências que podem ser feitas em casa. Cada uma delas com um aprendizado diferente. É só diversão!
Concurso de charadas: os famosos “o que é, o que é?” estimulam as crianças no desenvolvimento da linguagem e a interpretação. Além de ser divertido e despertar o senso de humor.
Pintura sem sujeira: a pintura não fará sujeira quando usamos saquinhos Ziploc, com tinta dentro, um papel embaixo e fixar tudo em uma mesa. Com os dedinhos desenham formas e desenvolvem a criatividade.Tênis de bexiga: desenvolva a coordenação motora com poucos materiais conseguimos nos divertir. Cole um pratinho de papel no palito de sorvete, encha uma bexiga e pronto, é só começar a jogar!
Pista de carrinhos: pegue uma fita adesiva (fita crepe) e construa a pista pela casa, pode ser atravessando o sofá ou passando debaixo de cadeiras. Use sua imaginação. Isso estimula a criatividade e a coordenação motora da criança.
Teia de aranha: num corredor da casa, prenda fitas adesivas de uma ponta a outra, cruzando o ambiente, diversas direções. As crianças devem atravessar o corredor sem encostar nas fitas! A estimulação da psicomotricidade e noção espacial está presente nesta atividade.
Serviço
A psicopedagoga Caroline Oliveira, atende na clínica Vivus, à Rua Jose Peretto, 264. O telefone para contato é o (19) 9.9865-6388.