Guarda Civil Municipal completa 36 anos de serviços prestados à população

A Guarda Civil Municipal de Socorro completou 36 anos de atividades no dia 1º de março. Criada em 26 de dezembro de 1984, por meio da Lei Municipal nº 1862/1984, de autoria do então prefeito Valdir Bortolasso, a corporação iniciou suas operações em 1º de março de 1985, com um efetivo de quinze homens. Em 1º de agosto de 1994, entrou em atividade a primeira equipe feminina, com nove integrantes.
Atualmente, a Guarda Civil Municipal conta com um efetivo de 62 agentes em atividade, sendo 53 homens e 9 mulheres. A corporação está sob comando do GCM Anselmo de Moraes Ramos e tem como subcomandante o GCM Dorival Donizetti Assoni. A corporação é ligada à Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, conduzida pela secretária Eli Salgueiro.
O dia 1º de março, além de aniversário da corporação, passou a ser celebrado como o Dia do Guarda Municipal em Socorro, devido à Lei Municipal nº 4151/2018, de autoria do vereador Willhams de Morais, atual presidente da Câmara Municipal e ex-secretário de Segurança e Defesa do Cidadão.
A Guarda Civil Municipal é uma organização uniformizada e armada, destinada a colaborar com as demais forças policiais na segurança do município, seja de ordem pessoal ou patrimonial, exercendo vigilância nas vias e locais públicos. Sempre à disposição de outros órgãos e da população.
Em 2020, a Guarda Civil Municipal atendeu a 3.078 ocorrências e permanece entre os serviços municipais melhores avaliados pela população. Dentre os serviços prestados estão as rondas urbana, rural e escolar; o Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica – GEVID/SOS; apoio ao SAMU; escolta de ações de fiscalização da Prefeitura e policiamento de bens e eventos públicos municipais.
“Os serviços prestados pela Guarda Civil Municipal são de extrema importância para a população socorrense. Gostaria de agradecer a dedicação de todos e parabenizar a corporação por mais um ano de existência”, comentou o prefeito Ricardo Lopes.