Hard in Help: inscrições podem ser realizadas até 31 de novembro

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Na reta final para garantir um lugar na competição, algumas pessoas podem ter dúvidas quanto a escolha da categoria em que se encaixa seu nível de habilidade e pilotagem. Com a ajuda de Benê Coser e Rodrigo Zuccon, organizadores da prova, listamos as principais características de cada categoria para auxiliar nessa decisão.

No Hard in Help, o circuito é composto por obstáculos variados que podem ser do tipo natural, com trechos de terra, lama, poeira, pedras, raízes, aclives e declives ou àqueles criados pela organização com pneus, troncos, carros e caçambas. As largadas serão no estilo “mão na rabeta” e Le Mans e, seguindo a divisão das categorias, os pilotos vão passar por uma linha principal composta por quatro trajetos diferentes, de acordo com o grau de dificuldade de cada categoria. O percurso mais desafiador será voltado para os pilotos da categoria Gold, enquanto as trilhas ficam um pouco menos difíceis gradativamente até o percurso dos pilotos da categoria Iron.

“A melhor forma de saber qual categoria o piloto deve se inscrever é fazendo uma autoanálise de seu desempenho, o tipo de equipamento a utilizar, a moto em si e o entrosamento do piloto com a máquina, além do domínio técnico que possui.”, explica Benê Coser. “A forma física e a resistência também são fatores cruciais na modalidade e na definição da melhor categoria a se inscrever. É preciso respeitar os limites do corpo para conseguir o melhor aproveitamento dentro da competição.”, complementa Rodrigo Zuccon.

Categoria Iron, voltada para o trilheiro de fim de semana, sem compromisso com alto desempenho, pilotos que buscam começar na modalidade, se divertir e evoluir na pilotagem através dos desafios encontrados na prova. Categoria Bronze, destinada aos trilheiros acostumados com trilhas mais travadas e com bom preparo físico, que vão suportar o peso da moto ao longo do trajeto enquanto tentam vencer o relógio e suas marcas pessoais. Já na categoria Silver é essencial ter experiência prévia com provas de hard enduro e domínio de manobras da modalidade trial, além do preparo físico em dia e um bom preparo mental, para lidar com as dificuldades e ansiedades do percurso. A mais desafiadora de todas, a categoria Gold é indicada para pilotos experientes, com bom domínio das manobras de trial e excelente preparo físico, a disputa aqui acontece consigo mesmo, com o trajeto e contra os adversários, os detalhes na pilotagem fazem a diferença e cada segundo perdido conta na definição do pódio.

Os organizadores inovam a cada edição, para manter o alto nível que os pilotos apreciam neste tipo de prova, tornando o evento único e atraente nesta que é uma das etapas mais cultuadas de Hard Enduro do estado de São Paulo. Em 2020 o evento registrou mais de 150 pilotos e público recorde.

5º Hard In Help – De 3 a 5 de dezembro

As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de novembro no site oficial do evento:www.hardinhelp.com.br

Informações adicionais: (19) 9 7110-8761 com Benê Coser

História do hard enduro

Roof of Africa, que afirma ter sido o berço da modalidade ainda em 1970, em Lesotho, África, coroando o primeiro vencedor da história nas motos, Willie Grobler.

Conheça um pouco mais da história do surgimento da modalidade, que descende do enduro tradicional e suas provas de longa duração e, à medida que os pilotos foram ficando entediados com o formato da prova, as coisas foram repaginadas. Dentre as atribuições de data da primeira prova de hard enduro já disputada está o Roof of Africa, que afirma ter sido o berço da modalidade ainda em 1970, em Lesotho, África, coroando o primeiro vencedor da história nas motos, Willie Grobler. Além disso, em meados de 1992, durante a Gilles Lalay Classic, na França, considerada uma das corridas mais difíceis da época, surgiu o Hard Enduro moderno, de onde descendem as provas atuais em termos de percurso e dificuldades.

Imagem registro Gilles Lalay Classic, na França VGCOM – HH – WIKEPEDIA

Os circuitos podem variar conforme o país, mas o grau de dificuldade buscado ao redor do mundo é sempre o mesmo, quanto pior, melhor, quanto mais difícil, mais os pilotos se sentem desafiados. Dentre as provas mais conhecidas, estão: a Hell’s Gate, na Itália, com suas montanhas geladas, a Red Bull Romaniacs, realizada na cadeia de montanhas dos Cárpatos, na Romênia e a Tough One, no Reino Unido, reconhecida por usar carros velhos e toras no percurso. Aproveitando-se da montanha de onde são extraídos minérios de ferro na Áustria, a prova conhecida como Erzberg, que já celebrava 20 anos de disputas ainda em 2014.

No Brasil, a primeira prova que se tem notícia aconteceu em Arcos (MG), conhecida como Bodock Hard, a disputa reuniu 19 pilotos, os quais somente 6 cruzaram a linha de chegada. Com grande repercussão dentro e fora do país, em 2016 foi realizado em Minas Gerais o Red Bull Minas Riders. Em 2017, inspirado pela participação como médico na organização do Minas Riders, Rodrigo Zuccon se une ao amigo Benê Coser para criar a primeira edição do Hard in Help, atraindo 60 pilotos para a região de Socorro (SP).

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