Hita Dutra conversa sobre Fases, livro a ser lançado ao final do mês

É sobre sentimento. É de coração. A poeta Hita Dutra lançará ainda este mês o livro “Fases” – em poema e prosa poética, apresentando por meio da literatura, reflexões sobre o cotidiano. Tivemos a honra de recebê-la em nossa redação e, em um bate papo cativante, ela explicou como foi o processo de romper a barreira de guardar o que sente e mostrar aos leitores os assuntos que lhe causam inquietação.

De coração aberto

O leitor de “Fases” certamente se encontrará em alguma situação relatada por Hita Dutra. São momentos que todo ser humano vive; mas, nos quais, na maioria das vezes, é julgado quando tenta por para fora aquilo que lhe incomoda. Abrir o coração foi o grande passo da autora e ela deseja que o livro seja inspiração tanto para a vida diária de quem o ler, quanto para outras pessoas que tenham algo para contar por meio da escrita.

Com um sorriso que se revela no brilho dos olhos, ela compartilhou conosco o modo como transforma suas emoções diárias em literatura: após escrever tudo em um rascunho, Hita passa para uma Ata – já registrada em cartório. É assim que ela encerra cada um dos seus dias, como se fizesse uma reunião consigo mesma e refletisse, de acordo com sua fé, sobre cada pequeno fato. Sua Ata, para ela, é mais que um tesouro guardado a sete chaves, (pouquíssimas pessoas tiveram acesso, na verdade apenas àquelas nas quais ela sentiu confiança no olhar, “olhar que enxerga a alma”) e nessa Ata estão todos os textos que não são publicados em suas redes sociais.

Facebook e Instagram também são locais onde ela compartilha um pouco de sua forma de encarar a vida, buscando olhar para os diversos acontecimentos de modo positivo, superando diversos desafios por meio da interação com outras pessoas, vezes abraçando e acolhendo, vezes sendo abraçada e acolhida. “Acredito que ao publicar o que escrevo ajudo outras pessoas a prestarem atenção aos sentimentos delas e dos demais no cotidiano”, explica a autora que teve para o seu popular conto do “Rei que tinha tudo”, cerca de 100.000 visualizações. ( Conto: “Sinfonia de acordes, harmonizando sentimentos”, publicado pela CBJE- Câmara Brasileira de Jovens Escritores)

Natural da Chapada Diamantina, da cidade de Barra da Estiva/BA, Hita Dutra cresceu  com seis irmãos, e mais um distante, tendo assim a oportunidade de em sua própria família aprender sobre a importância de buscar compreender o outro. Aos 17 anos, tornou-se, por meio de concurso, professora da Educação Infantil em sua terra natal. Foi uma oportunidade para descobrir o papel da escrita em sua vida, pois durante o estágio no magistério, escrevia com seus colegas em cadernos de recordação. Trocou a carreira no magistério para trabalhar em outros segmentos, dentre eles, também por um bom tempo, na rede hoteleira, já morando aqui em Socorro, desde 2015.  Essa mudança reforçou ainda mais o vínculo que Hita tinha com a escrita, pois passou a escrever diariamente em sua ata. Sem citar nomes e lugares, ela relata de forma poética diversas reflexões. São esses registros inéditos que compõem seu livro “Fases”. O Município acompanhará o lançamento que promete ser feito com surpresas, de modo a despertar as emoções.

Dica para o leitor

A autora agradece a todos os que têm convivido com ela e de algum modo contribuíram para que o livro se tornasse realidade, especialmente às pessoas que patrocinaram o livro. Para o leitor ela deixa a dica: “Escreva para expressar e registrar as suas emoções, não se acanhe diante dos seus sentimentos. Expor sentimentos entre linhas, é como cultivar uma plantinha, a semente é lançada, e na maioria das vezes cai em terra fértil, produz bons frutos, e sabe, depois de algum tempo, poder ver o seu registro alcançando positivamente às pessoas e em especial, compreendendo o que se passa, ou passou com você, é ter o prazer de saborear bons frutos, e de uma safra interminável.”

*Hita Dutra já teve textos publicados em Antologias, livros de poesias, recebeu o título de Acadêmica Honorária pela Litteraria Academiae Lima Barreto, é também certificada como Autora Literária no Catálogo Brasileiro de Autores Literários Contemporâneos, credenciado pelas instituições: Litteraria Academiae Lima Barreto, Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 1° Colegiado de Escritores Brasileiros e Pauta Literária BrLetras com comprovada e importante atuação nas Artes Literárias Brasileiras. Ela agradece a todos que acreditaram no seu projeto, tanto os patrocinadores, família e os amigos. No Facebook e Instagram sigam:

@hitadutraoficial / @hita.dutra

Artigo anterior