Claucio Tezolim e João Domingues recebem o selo petfriendly

Em Socorro, os pets sempre foram bem-vindos. Mas a ideia agora é ir além e, de uma forma mais efetiva, oferecer bem-estar, conforto e segurança aos pets e aos tutores. “Vamos mudar a chave do aceitar pet para ser petfriendly”, diz Patricia Camargo, especialista do Eu, Você e os Pets, responsável pela consultoria do projeto.

As primeiras hospedagens a conquistarem o selo pet friendly foram Hotel Fazenda 7 Belo, Pousada Cafuné, Chalés Santa Catarina, Pousada Nativa, Pousada Sons do Silêncio e Pousada Vale das Orquídeas. De piscina a veterinário 24 horas, cada estabelecimento deu um toque especial nas adequações.

Inspiração para o setor, Chalés Santa Catarina é 100% petfriendly e além de cachorros, já recebeu gatos, porquinhos da índia, mini-pig, calopsitas, iguanas e tartarugas. Os pets podem ficar com os tutores em qualquer chalé e circular livremente, com supervisão do tutor. Lá, uma piscina de 18m² é em formato de rampa para facilitar o acesso com segurança dos animais de todos os portes. Um jardim amplo com playground pet e circuito agility garantem a diversão. O espaço de banho pet tem chuveiro quente e secador mais silencioso.

A Pousada Sons do Silêncio – inaugurada em junho de 2021 – sempre fez questão de receber os pets; assim, já existiam ganchos, o parque pet estava em construção e um lago disponível para nadar. Após o treinamento, foram colocados cata caca, bebedouro e placas que indicam onde podem transitar. Também fizeram parceria com o veterinário. O selo veio para ensinar, agregar, certificar e “para conhecer melhor o que é ser petfriendly, para que as pessoas confiem mais no que oferecemos”, diz a proprietária Maria Isabel Lino Pardos Lastiri.

A Pousada Cafuné melhorou o espaço do café da manhã com placas indicativas e disponibiliza recipientes com água e comida. Cata-cacas estão espalhados pelo local. Mas, não basta apenas oferecer infraestrutura. “Foi muito importante o treinamento com os funcionários de como receber e atender o público petfriendly”, conta Viviane Ginghini, proprietária da pousada.

Inaugurada há mais de 20 anos, a Pousada Nativa optou pelo selo para aprimorar o atendimento. “Trabalhar com animais é especial. Eles sabem que estão em um local que são bem vindos e ficam felizes”, diz Maico Benatti Ferraz, sócio da pousada.

A Vale das Orquídeas é outra pousada que conquistou o selo. Para a área de refeição, existem mesas reservadas com ganchos para prender o pet. “A família com pet se sente mais acolhida tendo um espaço destinado, ficam até mais à vontade, por exemplo na hora do café da manhã ou outras refeições, tendo uma mesa especial para eles”, afirma Rafaela Corsi Barbosa, proprietária da Vale das Orquídeas.

O Hotel Fazenda 7 Belo também recebia animais de pequeno e médio porte. “Aderimos ao selo para uma maior visibilidade e segurança de regras de conduta para os hóspedes e o hotel”, conta o gerente Paulo Bueno.

No núcleo gastronômico, os primeiros a conquistarem o selo petfriendly foram Armazém da Terra, Centro de Lazer Pitauá, Empório do Cristo, HamburQueen, Nectaria, Sal & Pimenta, Shopp Café e 7 Senhoras Speciality Coffee.

Hotel Fazenda 7 Belo

“Sempre recebemos pet, porém não tínhamos conhecimentos do que era preciso para recepcionar com segurança, bem estar e conforto pets e os tutores. Hoje, depois do treinamento, estamos aptos”, comemora João Domingues de Lima, gerente de Eventos do Centro de Lazer Pitauá.

Na HamburQueen, Nectaria e Shopp Café as mesas para os pets estão sinalizadas, não ficam nas passagens, na sombra e têm o gancho prendedor de guia. Quando chega um pet é oferecida a água fresca. Os três locais disponibilizam um biscoito de boas-vindas para o pet.

O restaurante Sal & Pimenta oferece – há mais de 11 anos – uma gastronomia caseira, diversificada e com um toque de contemporâneo. Dos três espaços – que ficam ao lado de uma mata e do rio do Peixe – um amplo, agora é destinado aos pets, tem uma entrada exclusiva, que está sinalizada com pegadas que saem da entrada principal e mostra o caminho a ser percorrido.

A 7 Senhoras Speciality Coffee é uma fazenda de cafés especiais que oferece um tour para conhecer todo o processo do café – do plantio à degustação e tem uma loja com vários produtos feitos de café. “É uma oportunidade de expansão do negócio; além do que percebermos que nossos clientes ficam mais confortáveis quando o pet pode realizar o passeio junto”, conta Juliana Padilha, coordenadora de visitação.

No Empório do Cristo os pets são recebidos com água fresca e existem ganchos para prender as guias em toda área coberta e também no banheiro. “As adequações foram bem simples de fazer, com um baixo custo”, diz Simone Lima, assistente administrativo. Por lá, os mascotes são Claudia e Roberto, um casal de siriema, e o filhote, que vivem soltos no local.

Que tal “aquelas” comprinhas em local que o pet além de ser bem recebido ainda é mimado? O Shopping Moda de Fábrica é um desses. A adesão dos lojistas foi essencial e as adequações simples de implantar. “Todos adoraram e compraram a ideia, então 100% das nossas lojas recebem os pets em seu interior”, afirma Alexandre Coletti, proprietário do Shopping Moda de Fábrica.

No Centro de Socorro, a Agro Estância e a Ótica Ma & Li também conquistaram o selo.

Inaugurado em 2018 e voltado para o público pet, Agro Estância, já aceitava a entrada de animais. “Mesmo assim, foram muito importantes as instruções no treinamento para fazer com que eles não fossem somente aceitos, mas, sim, bem recebidos por nós”, avalia a proprietária Priscila Leite. Quem vai à loja hoje encontra saquinhos cata-caca, lixeira, banheiro, e espaço com água e alimentos sempre fresquinhos. Além disso, paninhos e produtos de limpeza estão à disposição no caso de um eventual xixi.

A Ótica Ma & Li – com três unidades em Socorro – também já recebia pets, mas sentia certa resistência. Ficamos interessados no selo pois a maioria das pessoas não entravam com pet, ficavam com receio de serem barrados ou até mesmo com vergonha de pedir para entrar”, conta Lais Formagio de Oliveira, auxiliar administrativo, que já teve uma mascote, carinhosamente adotado por um cliente.

Processo de certificação ainda pode ser realizado

Os estabelecimentos interessados ainda têm oportunidade de realizar o processo, fazer o treinamento, validar e conquistar o selo petfriendly pelo www.socorro.tur.br/petfriendly/. Para isso, precisam atender requisitos básicos e obrigatórios, ter um padrão mínimo de qualidade, que variam com o setor.

 “Socorro Destino Petfriendly” é uma realização da Prefeitura de Socorro, Conselho Municipal de Turismo e Associação de Turismo da Estância de Socorro, com consultora e equipe especializadas.