A musicoterapia é uma importante ferramenta usada em diversos casos de saúde e agora, em Socorro, integra o tratamento multidisciplinar das crianças com TEA – Transtorno do Espectro Autista. Quem aplica a técnica é a pedagoga e especialista em educação musical Isabela Vasconcelos, na Clínica CEI – Centro de Excelência Interdisciplinar. Confira os benefícios:

“O convite aconteceu pela fonoaudióloga Regiane Rissato. As sessões de musicoterapia têm como objetivo estimular habilidades comunicativas e autoexpressão”, destaca Isabela.

Mas o que é musicoterapia?

A musicoterapia promove a estimulação cognitiva por meio das experiências musicais que melhoram a atenção, a concentração, a memória e mostram resultados satisfatórios para o desenvolvimento da criança, em sua comunicação e autoexpressão, melhorando a qualidade de aprendizagem e bem estar do paciente, utilizando música (melodia, harmonia e ritmo) e recursos sonoros.

Qual a diferença de musicalização infantil e musicoterapia?

Muitas pessoas confundem musicalização infantil e musicoterapia. Elas se interligam, pois ambas visam utilizar a música como ferramenta, porém a diferença está na finalidade de cada uma. A musicalização busca aprimorar habilidades musicais, podendo auxiliar no desenvolvimento da construção do conhecimento musical e criativo da criança. Já a musicoterapia tem o objetivo de desenvolver potenciais e restabelecer funções, intra e interpessoal da criança.

Ou seja, além de aprender a ouvir e cantar, compartilhar instrumentos e aprender a se comunicar através das brincadeiras musicais, as sessões de musicoterapia envolvem estímulos sensoriais que abrangem o processamento auditivo, reconhecimento e discriminação de sons.

A música estimula o hemisfério direito, ativando nossas emoções, melhorando nossa atenção, concentração e memória, incentivam o potencial criativo e a capacidade comunicativa da criança.

Como são as sessões?

s sessões duram em torno de 50 minutos tendo atividades como brincadeiras com cantigas de roda que exploram movimentos, ritmos, expressões faciais e corporais; além da exploração de sons, intensidade e duração. As sessões podem ser individuais, em dupla ou até com três crianças.

Algo mais?

Gostaria de agradecer a dra. Regiane Rissato pela confiança em meu trabalho e por abrir as portas, e mais uma vez ao jornal “O Município” pelo convite e oportunidade.

Serviço

Os horários disponíveis são de segunda às 19h, quarta 9h e 10h e sexta 9h e 10h. Os atendimentos serão no CEI – Centro
de Excelência Interdisciplinar, localizado à Rua Padre Saveiro Marcicano, 56. Para saber mais, agendar e checar disponibilidade das sessões pelos telefones (19) 97116-7751 ou (19) 99812-1115 e pelo Instagram: @ceiceisocorrosp e @isavasconcelosmusica, perfil onde compartilha seu trabalho na SOLLÁ – produções musicais, sócia fundadora e cantora com a Banda Isa e Thomas.

*Isabela Vasconcelos é formada em pedagogia pela UNESP de Araraquara, especializada em educação musical agora é a mais nova musicoterapeuta da CEI. É também cantora e integra o duo Isa & Thomas.