12 de Outubro de 2017, Dia das Crianças, levando presentes às crianças da comunidade indígena próximo a Taucapeaçu, às margens do Rio Negro

Ainda em 2020, em conversa informal com o Cirurgião Dentista, eventualmente também nosso colaborador em matérias de turismo e eventos esportivos, Dr. Maurício Conti, ele nos confidenciou que 2021 iniciaria uma nova etapa em sua vida. Procuraria doar um pouco do seu trabalho e conhecimento para quem precisa, numa forma de agradecer o muito que recebeu na vida…
Esta seria a época de por em prática um projeto de vida, há muito tempo almejado, de atuar junto a comunidades carentes. No início do ano passado, foi convidado pelos Freis Franciscanos, para trabalhar como voluntário, usando sua experiência, no ambulatório odontológico dos Barcos Hospitais que atuam na região Amazônica, mantidos por verbas da Igreja Católica.
Ano passado, todas as expedições foram suspensas para evitar a disseminação do Covid-19, entre as populações ribeirinhas e indígenas; e foi marcado seu embarque para início de janeiro deste ano.
No começo do ano, ele encarou o desafio da peregrinação de bike rumo a Aparecida, “Já fiz isso há seis anos atrás, mas totalmente diferente da romaria anterior, em que eu queria testar os meus limites, neste ano, parti em busca de reflexão, orar pelo caminho e renovar as energias”, contou ele. Porém, com o advento da “segunda onda”, novamente as expedições foram canceladas e os Barcos Hospitais foram utilizados como leitos para tratamento da população no enfrentamento à pandemia.
Com a redução de casos na região e os profissionais da área da saúde devidamente vacinados, a expedição foi remarcada e ele parte agora, para essa que deve ser uma das missões mais emocionantes de sua vida. Maurício integrará a equipe do Barco Hospital Papa Francisco, que atende comunidades ribeirinhas e indígenas do Amazonas, levando assistência aos mais necessitados, com consultas, cirurgias e diagnósticos. A 33a Expedição BHPF (Barco Hospital Papa Francisco) e BHSJP II (Barco Hospital João Paulo II) acontecerá de 05 a 12 de junho.
Composta por profissionais de diversas áreas, as expedições de 2019/2020 dos Barcos Hospitais realizaram 55.897 atendimentos, sob o lema “Onde houver enfermos, que eu leve saúde e fé”, mantido por verbas vindas do Vaticano.
Além de dentista, Mauricio foi Professor da USF em Bragança Paulista durante 19 anos, e estava mais 22 anos à frente da Faculdade de Odontologia da UNIP de Campinas. “Será uma satisfação poder reservar um período da minha vida a esse voluntariado!”, conta ele, que parte no próximo mês para Belém, e de lá para Santarém. “Lá pegamos o barco e subimos 18 horas pelo Rio Amazonas para a comunidade de Faro, no Pará, que não recebe assistência médica/odontológica há muito tempo e estão necessitando de atendimento”, completa.
Maurício nos contou também que, já esteve na região outras duas vezes; uma para palestrar em um Congresso de Odontologia, em Belém do Pará, e outra para “turistar” na região do Rio Negro, próximo a Manaus, percebendo que, apesar da beleza e riqueza da região, lá era um dos locais do Brasil que mais necessitava de atenção a sua população.
O Município vai acompanhar essa experiência que, segundo ele, é choque de realidade, muito diferente do cotidiano do seu consultório. Ele também revelou ao jornal que aguarda para ser chamado pelo programa Médicos Sem Fronteiras e partir para África, atuar em locais de catástrofes humanitárias e conflitos. Desejamos ao Maurício boa sorte, força e fé nessa nova jornada!

Campanha para o Amazonas
Os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e dentistas) que embarcam para as expedições têm levado amostras grátis de medicamentos, vitaminas e materiais de higiene pessoal. Da sua parte, Maurício Conti está arrecadando escovas de dente para doação, que serão entregues para a população ribeirinha. Quem quiser colaborar pode entregar as doações na redação do Jornal O Município, até o final de maio. Contamos com o apoio de nossa população e de empresas locais nessa campanha.