“Fui oferecer meu trabalho e voltei com uma bagagem cheia de gratidão!”, diz a médica Bianca Aparecida Cardoso, de 29 anos,
que participou em setembro da 81ª Expedição do Barco Hospital Papa Francisco, no Pará. Ela conta sobre a experiência durante os oito dias de voluntariado. Acompanhe:

O Barco Hospital Papa Francisco fica no Rio Tapajós, estado do Pará. A jornada da socorrense começou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, passando por três escalas até Santarém/PA, cidade para embarque. Depois, foram mais dezesseis horas até a primeira parada.

Durante os oito dias, Bianca viu de perto a realidade de muitos brasileiros que vivem na região amazônica: dificuldade de transporte, de recursos e a falta de informação. “Mesmo com todas as adversidades, a população ribeirinha é extremamente acolhedora, somos muito bem recebidos”, destaca a médica.

“Passamos pelas cidades de Brasília Legal e Fordlândia – fundada por Henry Ford para dar início ao ciclo da borracha. Pelo difícil acesso por terra, as viagens custam em média R$ 70,00 ida e volta e a população vive da pesca e agricultura de subsistência. A região é rica em minério que, historicamente foi muito explorado durante a Segunda Guerra Mundial. A população é conhecida pela forte cultura em fitoterápicos e na culinária, destaque para o caldo de tucupi com tacaca”, explica.

Os pacientes viajam por horas para buscar atendimento: o Barco Hospital conta com uma estrutura hospitalar surpreendente: consultórios, raio x, mamografia, ultrassom, eletrocardiograma, exames laboratoriais, centro cirúrgico, farmácia, sala de recuperação anestésica, consultório odontológico.

São feitos procedimentos de pequenas cirurgias, dentre as de grande porte, a de hérnia. No segundo andar conta com dormitório para acomodar a equipe e o refeitório que oferece alimentação, inclusive para os pacientes que passam o dia em avaliação, consultas, procedimento e exames.

A equipe é formada por médicos clínicos, cirúrgicos, pediátricos, anestesistas e cirurgiões dentistas, que ficam em trabalho voluntário. Já os enfermeiros, cozinheiros e comandantes são trabalhadores fixos. Nesta expedição, foram realizados mais de 5.000 atendimentos médicos.

“Muitos nem queriam atendimentos. Buscavam informações sobre doenças e, principalmente, as mulheres de todas as idades sobre a saúde ginecológica e menopausa. Muitos pensam que a internet já chegou para todos os brasileiros, mas lá a situação é bem diferente. Experiência ímpar, um local em que fui oferecer o meu trabalho e voltei com uma bagagem cheia de gratidão e gosto de ‘quero mais’”, finaliza Bianca.

Bianca adianta que na próxima expedição organizará uma campanha para arrecadação de medicamentos, roupas e insumos.

Barco Hospital Papa Francisco
Idealizado pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, o Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus foi inaugurado oficialmente em 17 de agosto de 2019 na cidade de Belém-PA, sua base está localizada na cidade de Óbidos no Pará, e atende mais de 1000 comunidades ribeirinhas na região amazônica.

O Barco Hospital mede 32 metros de extensão e conta com 20 tripulantes fixos e mais 10 voluntários que se revezam em expedições que duram entre 7 e 10 dias. O hospital flutuante tem uma estrutura moderna com consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para diagnósticos, como raio-X digital, mamografia, eco-cardiograma, ultrassom, eletrocardiograma.

Além da atenção básica de saúde à população, as equipes atuam na prevenção e diagnóstico precoce do câncer com a realização de exames e triagem. Segundo os engenheiros responsáveis pela construção, não existe no Brasil nenhuma outra embarcação com esta estrutura hospitalar.

* Bianca Aparecida Cardoso, é formada em Medicina pela USF de Bragança Paulista. Atua como clínica geral pelo SUS nas unidades Básicas de Saúde de Socorro: Santa Cruz e Posto Central; médica reguladora e intervencionista SAMU Bragança Paulista; atendimento ambulatorial convênio UNIMED Amparo na Santa Casa Socorro e também na Clínica Promises.