“Santo Café” – vários povos à mesa do café, espaço sagrado

Que o café é parte da história socorrense todos sabemos. Dos cafezais de nossa zona rural ele vai para muitos cantos do Brasil e do mundo… E está a mesa de muitos! Assim, nada mais justo do que ganhar uma exposição só para si!

“Aceita um Café?” de Rosângela Politano com curadoria de Oscar D’Ambrosio inaugura neste sábado, dia 4 de novembro às 19 horas, com solenidade e coquetel.

“A exposição foi concebida como um convite para momentos de descontração, boas conversas e tudo que uma xícara de café pode nos inspirar.”, conta Rosângela. Ela revela que passou 4 anos produzindo este acervo, mas que já desenvolve pesquisa e trabalhos diversos sobre o tema há 30 anos, desde que resolveu sair dos centros urbanos e vir para Socorro.

“ Sou uma artista privilegiada por ter a oportunidade de viver entre os cafezais, vejo todos os anos a florada que cobre as serras como um véu de noiva e sinto o perfume delicado das flores! Acompanhando a produção, ouço histórias muitas vezes poéticas, mas também repletas de luta e trabalho árduo de famílias que se formaram em meio às plantações, e muitas vezes compartilharam comigo suas histórias mais íntimas. “, completa.

O acervo conta com pinturas, esculturas, instalações e objetos ligados à cultura do café e da história em torno deste grão que, segundo dizem, foi descoberto cerca de 575 d.C. por Kaldi, um pastor etíope que alimentou suas cabras com as cerejas maduras do café e notou que seus animais ficaram animados e com mais energia depois de ingerir os frutos. Assim, o café foi despertando cada vez mais interesse e o grão rolou pelo mundo, sendo atualmente a segunda bebida mais consumida em todo o planeta.

A artista dedica a exposição aos trabalhadores que dedicam sua vida ao cultivo do café, em especial aos pequenos agricultores, dos quais ouviu tantas histórias de lutas e conquistas que serviram de inspiração artísticas e estão retratadas na exposição.

A exposição vai até 5 de dezembro. O Museu Municipal de Socorro “Dr. João Baptista Gomes Ferraz” fica à Rua. Antônio Leopoldino, nº 185, Centro. Horário: de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone: (19) 3895-8344.

Rosângela Politano em cafezal no Serrote