Nos últimos 10 anos vimos um crescimento da Neuropsicologia no mundo inteiro. É uma área da Psicologia que envolve como uma das atribuições a avaliação neuropsicológica, relativamente uma área nova que muitas pessoas ainda desconhecem e têm poucas informações do que se trata.
A Neuropsicologia é uma abrangente área que procura compreender, através do conhecimento de nosso funcionamento cerebral, porque agimos e como agimos. E assim usar desse conhecimento para desenvolver nossas habilidades. Por exemplo: quando uma criança apresenta um atraso na fala, podemos pensar em várias possibilidades que justifiquem esse atraso. A Neuropsicologia ajuda a investigar se o atraso é decorrente de algo ambiental, emocional ou uma disfunção cerebral. E isso acaba direcionando toda a intervenção desta criança. E, mesmo com o idoso, investigar se os lapsos de memória no dia a dia são naturais da idade, emocionais ou se ele está entrando num quadro demencial. Sobre o tema, entrevistamos a psicóloga Camila Baldo*.
Como a neuropsicologia e a avaliação neuropsicológica podem contribuir e auxiliar?
A avaliação neuropsicológica permite conhecer a dinâmica do funcionamento cognitivo do paciente.
É um processo que envolve algumas sessões com o profissional e ao final é elaborado um laudo que auxilia em um diagnóstico e direciona as intervenções (tratamento) que são necessárias em cada caso. Por exemplo, nem todos os pacientes que têm um diagnóstico de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) terão que realizar as mesmas intervenções, em cada caso é realizada análise detalhada, de acordo com o funcionamento cerebral e o comportamento de cada paciente.
A avaliação precisa ser mais do que diagnóstica: ela deve ser compreensiva e interventiva. Por meio da avaliação neuropsicológica investigam-se as funções cognitivas, sensoriais, motoras, emocionais e sociais da pessoa. As principais funções cognitivas avaliadas são: inteligência, atenção, memória, percepção, linguagem, raciocínio, aprendizagem, flexibilidade mental, funções executivas e motoras.
Quem precisa de avaliação neuropsicológica?
Pessoas com suspeita de prejuízos cognitivos sejam crianças, adolescentes, adultos e idosos. Esses prejuízos cognitivos refletem muitas vezes nas dificuldades escolares, de socialização, atraso de desenvolvimento, problemas para realizar atividades rotineiras do dia a dia, mas que antes não eram uma problemática.
Isso significa que muitas crianças com dificuldade de acompanhar matéria na escola poderiam se beneficiar de um diagnóstico precoce sobre seu desempenho cognitivo. O benefício da avaliação também se estende para crianças com problema de socialização ou com atraso no desenvolvimento.
Pessoas com dificuldades para fazer uma atividade que antes não provocava nenhuma dificuldade também devem ser encaminhadas para avaliação neuropsicológica. Sem falar nas pessoas com síndromes genéticas e neurológicas, pois elas são mais frequentemente afetadas por prejuízos cognitivos.
Mas esse conhecimento também pode beneficiar pessoas sem alterações específicas como, por exemplo, otimizar sua produtividade através de gestão do tempo. Após a avaliação ser realizada temos muitas informações importantes que irão beneficiar o paciente e direcionar quais intervenções são ideais como, por exemplo, a Reabilitação e Estimulação Cognitiva, uma intervenção terapêutica que busca ajudar as pessoas com algum déficit cognitivo a funcionar melhor, buscando maior autonomia e qualidade de vida na realização de atividade de vida pessoal e social.
Para isso trabalha com atividades e tarefas com a finalidade de melhor desenvolver as funções, seja atenção, memória, cognição social, funções executivas etc. Nosso cérebro precisa de estímulo e pode adquirir novas conexões durante toda a vida. Por isso, muitas vezes, um diagnóstico precoce evita que a perda cognitiva cause impactos desastrosos na vida das pessoas.
*Graduada em Psicologia, Camila Baldo é Especialista em Neuropsicologia e Especialista em Psicologia Clínica na abordagem Terapia Cognitivo Comportamental. Trabalha em Terapia Cognitivo Comportamental com crianças, adolescentes e adultos. Realiza avaliação neuropsicológica e Reabilitação e estimulação cognitiva.
Serviço – Atende na Clínica Bem Estar localizada na Rua José Bonifácio 115 – Centro, contato 3895 2511 – (19) 98111 6303.