Artistas, autoridades e público na abertura da exposição

O Museu Municipal fecha o ano com a itinerância de uma exposição do MAS-SP, Museu de Arte Sacra de São Paulo, que proporciona uma experiência acessível e inclusiva para o público, trata-se da “Arte Sacra para Ver e Sentir”.

O MAS-SP é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dada às dificuldades de parte da população de se deslocar para conhecer a sede do Museu na capital paulista, a instituição criou esse projeto em 2020 para levar um recorte de seu acervo em itinerância em outros espaços, e pelo interior do Estado tornando-o acessível ao público sob diferentes aspectos, inclusive do ponto de vista geográfico.

A exposição “Arte Sacra para Ver e Sentir” é composta por réplicas das peças mais representativas do acervo do MAS-SP. Elas foram reproduzidas com fidelidade por meio de escaneamento digital, impressão 3D em uma resina termoplástica denominada ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno) e policromadas manualmente, tendo como referências as cores originais. As legendas das obras são propostas em Braille, sistema de escrita acessível para pessoas cegas ou com deficiência visual, baseado em pontos elevados em uma matriz cuja leitura se faz com as mãos.

Desta forma os diferentes visitantes poderão tocar e conhecer obras de iconografia sacra, de grandes nomes como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, Frei Agostinho da Piedade, Benedito Calixto, entre outros nomes excepcionais da cultura artística brasileira, além de raros exemplares de esculturas em Nó de Pinho esculpidas em geral pelos africanos e descendentes. Elas são figuras sacras típicas do Vale do Paraíba, características da produção imaginária devocional popular de São Paulo durante os séculos XVIII e XIX.

Aleijadinho, N. S. das Dores

Temos que assinalar que, além das “Nós de Pinho”, o MAS-SP possui um importante acervo de “Paulistinhas”, imagens modeladas em barro e queimadas à lenha, muitas esculpidas pelo artista Dito Pituba, também ativo no Vale do Paraíba entre o século XIX e início do século XX.
“Arte Sacra para Ver e Sentir”, que nosso Museu recebe é uma mostra inclusiva, pensada para todos os públicos. A iniciativa dessa itinerância reflete o compromisso do Museu de Arte Sacra de São Paulo em difundir e democratizar o acesso à cultura, reafirmando seu papel como agente da preservação da identidade cultural brasileira.

A exposição que abriu na quarta-feira (18) com a presença de representante do MAS-SP, autoridades, artistas e público segue até dia 26 de janeiro de 2025. O Museu Municipal abre de terça a sábado das 9h às 17h. Entrada franca.

Serviço
“Arte Sacra para Ver e Sentir”
Até 26 de janeiro 2025
Com entrada gratuita
Museu Municipal “Dr. João Baptista Gomes Ferraz”
de terça a sábado das 9h às 17h
Tel: (19) 3895 4829