As temperaturas mais baixas são sempre prejudiciais para qualquer tipo de ave, seja na natureza ou as domésticas. Ao contrário da crença popular de que as aves são protegidas pelas penas, elas sentem frio e podem adoecer, devido à
grande exposição ao frio. Para sanar algumas dúvidas dos tutores, entrevistamos o médico veterinário Clóvis de Souza Junior para esclarecer sobre os cuidados com nossos pets neste tempo ameno. Confira:

Como deixar o ambiente ideal para a ave? Qual a mínima e a máxima saudável?
A estação do inverno é um período de forte impacto para as aves, tanto para as de produção quanto para as domésticas. Um
dos maiores desafios durante esse período é o de proporcionar um ambiente ideal e com conforto térmico. Para aves de produção, são utilizados cortinas, aquecedores tanto elétricos como à gás e à lenha. Já para as aves domésticas, o mais indicado são as capas sobre as gaiolas ou viveiro e manter as aves em ambientes protegidos de rajadas de vento e frio. A temperatura média de uma ave fica em torno de 39° a 40°.

Quais as doenças mais comuns durante o inverno? Como saber que a ave está com frio ou doente?
As doenças mais comuns nesse período são as relacionadas ao trato respiratório como por exemplo bronquite, coriza, asma
e aerossaculite (inflamação dos sacos aéreos). Alguns sinais são muito importantes para saber se as aves estão com frio: falta de vivacidade, fica muito quieta, penas eriçadas, narinas sujas, cansaço, falta de apetite e tremor.

Sobre os aquecedores: dar preferência aos convencionais? E os a óleo?
Para as aves domésticas podem ser utilizadas lâmpadas ou mesmo levar as aves para áreas ensolaradas, sempre bom ressaltar
que com uma certa cautela, pois as aves desidratam muito rápido e também podem sofrer de hipertermia (aumento excessivo da temperatura). Os aquecedores a óleo deve ser utilizados com cuidado, devido a produção de gases e fuligem, que podem prejudicar as vias respiratórias.

E a alimentação? Além das rações, o que oferecer para as aves?
A alimentação nesse período é muito importante devido ao desgaste metabólico da ave para aumentar a temperatura corpórea.
Com algumas espécies podem ser usados alimentos mais proteicos para elevar o metabolismo. Também temos no mercado
rações específicas para cada espécie.

Vemos na internet muitas aves usando roupinhas. Qual a sua recomendação?
Na minha opinião é um meio desnecessário a utilização de roupas para aves, sendo que pode ser até perigoso ocorrer acidentes, podendo se enroscar ou até mesmo ingerir as fibras que compõem esse material.

Algo mais?
Antes de adquirir qualquer animal, deve-se pesquisar muito e ver quais as necessidades fisiológicas, comportamentais, nutricionais e ambientais para cada animal, visando sempre o bem-estar.

Serviço – Clovis de Souza Jr (CRMV/SP 31963) atente na Clínica Pet Jr. – Rua Dr. Vicente D’Anna, 554 – Centro. Telefones (19) 3895-3138, 997052668 e 99712-3141