Diferente do que muitos viajantes pensam, é possível aproveitar muito um destino em apenas 3 dias de viagem, contanto que o planejamento de roteiro seja feito de forma estratégica.

O Rio de Janeiro – uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno – foi o destino brasileiro mais visitado no ano de 2022.

Com tanta demanda turística, as ofertas de hospedagem não param de crescer! São inúmeros hotéis, pousadas, ‘hostels’ e casas de temporada! Com uma boa pesquisa, é possível encontrar opções para todos os orçamentos.

Visando um bom custo benefício, a minha escolha foi o “Hotel Bandeirantes” que atendeu a todas as minhas expectativas. Localizado a apenas 3 quadras da orla de Copacabana, o hotel conta com café da manhã e área de lazer.

1º dia
O primeiro dia de viagem foi preenchido com os principais pontos turísticos da capital carioca. Logo pela manhã, o passeio de bondinho ao Pão de Açúcar surpreendeu positivamente! O ingresso para a atração já havia sido comprado com antecedência no site oficial, isso fez com que eu tivesse acesso a uma fila preferencial. Somado a isso, o fato de o passeio ter sido agendado no primeiro horário possibilitou uma experiência única. Com poucos turistas e o céu sem nuvens do inverno, o visual é impressionante! O “Parque Bondinho” possui lojas e atividades extras em suas instalações, por isso é ideal separar, pelo menos, duas horas do seu dia para aproveitá-lo com calma.
Para o almoço, o restaurante escolhido foi o tradicional “Terra Brasilis”, que fica localizado na Praia Vermelha (ao lado da bilheteria do Pão de Açúcar). Com uma gastronomia variada, o que mais atrai clientes, sem dúvidas, é o visual do restaurante. Em razão da alta demanda, são disponibilizadas reservas antecipadas.
Em seguida, o atrativo mais visitado da Capital Fluminense (e do Brasil). No ponto mais alto do Corcovado, o ‘Cristo Redentor’ encanta a todos e, com seus braços abertos, convida turistas de todo o mundo a apreciar a paisagem deslumbrante do Rio de Janeiro. É possível fazer o trajeto de subida e descida de trem, o que se torna um passeio a parte. Para isso, a recomendação, mais uma vez, é garantir os ingressos com antecedência. Ao chegar no topo, você é agraciado pelas boas vibrações daquele ambiente. Pessoas de todas as nacionalidades, sentindo a mesma emoção. Até mesmo as tentativas de fotos com o monumento se tornam mais divertidas!
Para encerrar o dia com chave de ouro, nada mais carioca do que apreciar o pôr do sol na Pedra do Arpoador. Ver a vida acontecendo, admirar as crianças brincando na areia, sentir a maresia no rosto… O dia termina da melhor forma!

2º dia
Depois de uma boa noite de descanso, acordar cedo para começar o segundo dia é essencial, já que hoje temos 170km de estrada até chegar na Região dos Lagos.
Arraial do Cabo é um paraíso brasileiro onde é possível avistar grupos de baleias durante o inverno. Com as águas cristalinas e inúmeras opções de passeios, eu aproveitei a proximidade para visitar essa cidade também! E sim, compensa demais, mesmo que seja apenas um “bate e volta”.
A empresa que contratei já incluía guia de turismo, transporte, almoço e passeio de barco, o que me deixou muito tranquila para aproveitar o dia que foi de muito sol!
Se você tiver mais dias de viagem, com certeza recomendo que contrate uma hospedagem pela Região, já que há muito a ser explorado e descoberto.

3º dia
De volta à capital, para o último dia de viagem, preparei um roteiro cultural pelos principais atrativos gratuitos da cidade. Mas, antes disso, aproveitei para me despedir do mar de Copacabana, em um dia que me fazia esquecer completamente que estava no inverno.
Ainda no período da manhã, fui conhecer o ‘Parque Lage’, que tem visitação gratuita, mas exige agendamento antecipado. O lugar faz você se sentir como em um livro antigo, já que o palacete foi construído no século XIX. Além disso, é cercado por vegetação e o jardim é perfeitamente esculpido, possibilitando tempo de qualidade e ótimas fotos.
Para o almoço, fui caminhando até o ‘Tutto Nhoque’ que oferece uma experiência culinária impecável. Desde o atendimento, o ambiente, apresentação dos pratos e a explosão de sabores a cada mordida…. Definitivamente deve estar em seu roteiro!
Em seguida, fui até a praça do ‘Museu do Amanhã’. Pela logística do dia, não consegui visitar o museu, mas a praça é muito bonita, considerando a moderna arquitetura ali presente.
O próximo ponto foi a ‘Igreja da Candelária’, que possui visitação gratuita. O roteiro também passa pelo icônico ‘Theatro Municipal’ e os tão conhecidos ‘Arcos da Lapa’, finalizando na colorida ‘Escadaria Selarón’.
A proposta de conhecer pontos famosos, mas ao mesmo tempo descobrir cantinhos escondidos foi concluída com sucesso! Então chegou o momento de retornar.
Existem inúmeras experiências que não inclui nesses 3 dias, mas consegui aproveitar cada segundo do tempo em que estive viajando e voltei para casa querendo marcar uma nova viagem para o Rio de Janeiro. Para mim, essa é a melhor sensação!

Andressa Scarpel
Para O Município