Jaqueline Barbieri é Pedagoga, Psicopedagoga e estudante de Mestrado na área de Educação na Unicamp. Em entrevista ao O Município ela conta como será desenvolvido seu trabalho num amplo e recém criado espaço de atendimento dedicado às crianças. Confira:

Conte sua trajetória.
Nasci e fui criada em Campinas. Lá é muito corriqueiro ter recreação (brincadeiras direcionadas) tanto nas festas infantis quanto nos clubes em feriados e férias, assim passei a minha infância tendo atividades recreativas em minha rotina. Quando cresci e quis ter meu primeiro salário encontrei nesta profissão a oportunidade de unir algo que eu conhecia e me dava prazer, que eram as brincadeiras, com a realização monetária, isto foi em 2009.

Entretanto, quando eu propunha para as crianças um jogo, sempre achava que ele precisava ensinar algo a elas, seja um conhecimento acadêmico ou seja social. Foi então que em 2011 decidi cursar a faculdade de Educação da Unicamp e lá me deparei com a ideia de que nem todo ensino precisa acontecer de forma tradicional, ou seja, dentro da sala de aula com os pequenos sentados na carteira.

Desde modo, quando comecei a lecionar sempre quis sair deste padrão tradicional da sala de aula e fazia das minhas aulas uma experiência metodológica entre o conteúdo curricular e o brincar. O trabalho nas escolas me trouxe a oportunidade de lecionar aulas particulares e neste momento senti que quase todos os alunos os quais estavam vindo até mim tinham dificuldades em aprender com o sistema tradicional. Diante desta experiência resolvi que era hora de cursar psicopedagogia para ajudar as crianças a adquirirem novos conhecimentos e se sentirem confiantes, felizes e satisfeitas ao aprender. Desta forma, já faz seis anos que trabalho individualmente com as crianças e suas dificuldades.

Campinas sempre foi o local onde construí minha história junto a das crianças. Ao me mudar para Socorro, em 2018, senti falta de um trabalho diferente que proporcionasse o brincar como metodologia de ensino-aprendizagem e por conta disso e de minha pesquisa fiquei alguns anos morando aqui e trabalhando lá. Até que este ano me surgiu a oportunidade de abrir um espaço na cidade onde o lúdico fosse a principal forma de ensinar e assim estamos inaugurando nossa sala dia 16/08/22.

Um dos diferenciais de sua nova sala é o atendimento totalmente lúdico. Como chegou a esse método?
Os quase dez anos que trabalhei com recreação e os anos em que dei aula me mostraram que o método mais fácil de uma criança aprender é através do brincar. Coloca-la sentada ou estimula-la ora por atividades no papel ora em jogos do tabuleiro é educativo, mas nem sempre ativa o prazer em aprender, o que é um sentimento aliado e positivo durante tal processo. Em meus encontros sempre me preocupei em produzir brinquedos junto com os alunos e adaptar brincadeiras conhecidas como pega-pega, imitação, esconde-esconde, competições nas matérias e competências escolares que precisamos trabalhar, a partir dessas experiências “fora da caixa” e da carteira surgiu meu método de trabalho.

Como ele funciona na prática?
Desta maneira, o método de trabalho escolhido por mim começa com a avaliação da criança a fim de que encontremos a dificuldade dela, mas principalmente seu perfil, para que a partir dele possamos trazer atividades lúdicas as quais a deixarão animada, feliz e confiante para aprender.

As competências em nosso espaço podem ser alcançadas com recursos como nosso “brinquedão” o qual tem obstáculos, escorregador e piscina de bolinhas, onde os pequenos podem adentrar e trabalhar suas várias competências; uma cama elástica; entre outros brinquedos tradicionais, Montessorianos ou até mesmo montado pela própria criança, se assim ela desejar.
Posteriormente a esse enlace lúdico, com as dificuldades se dispersando por meio dessas brincadeiras, aí sim passamos para os recursos tradicionais e esperados para seu ensino. Completando ao final de nossos encontros a aprendizagem das competências esperadas dela, tanto na aquisição de conhecimento social, quanto motor e cognitivo.

O que é a psicopedagogia? Qual a importância do profissional no processo de aprendizado?
A psicopedagogia é uma área da educação que auxilia na aquisição de conhecimentos de todos aqueles que estão tendo dificuldades para aprender. Através do trabalho multidisciplinar das competências sociais, emocionais e cognitivas cria novas formas para que os ensinamentos sejam passados. Logo, todo indivíduo, criança ou adulto, que esteja tendo privações para adquirirem novos saberes podem ser atendidos por um psicopedagogo.

Este profissional é imprescindível no processo de ensino-aprendizagem daqueles que estão com dificuldades, pois é apto a avaliar e identificar quais são os obstáculos que estão restringindo o acúmulo de novos saberes do aluno, bem como criar novas maneiras que facilitarão a aprendizagem dele. Além de ajudar outros profissionais, tais como os professores, a pensarem novos meios de agregarem saberes e motivação aos seus alunos.

Como ela pode auxiliar as crianças?
Apesar de ser uma profissão que pode atender todas as idades e ajuda a melhorar diversas áreas do conhecimento, ela é mais conhecida como um recurso para auxiliar crianças que estejam tendo alguma dificuldade acadêmica. Os grupos que normalmente procuram este profissional são crianças com atraso escolar e no desenvolvimento; crianças e adolescente com deficiências que objetivam um trabalho multidisciplinar mais especializado para seu desenvolvimento. Assim, seja na escola ou em outros ambientes, a psicopedagogia pode auxiliar as crianças em seu desenvolvimento cognitivo, social e motor a fim de que elas estejam mais aptas e preparadas para adquirirem saberes que estão tendo dificuldades.

Quando se deve procurar um psicopedagogo?
O psicopedagogo deve ser procurado toda vez que existir dificuldades para adquirir novos conhecimentos. Assim, ele ajudará a criar a melhor estratégia para que a aprendizagem seja realizada.

Fale sobre os desafios da profissão.
Muitas pessoas pensam que o atendimento psicopedagógico é o mesmo que ter aula particular. Entretanto, não é. Trata-se de uma maneira de acessar uma metodologia diferente e mais completa a fim de desenvolver o aluno de maneira integral, sendo que um dos desafios da nossa profissão é fazer com que as pessoas compreendam essa diferença.

Serviço: Jaqueline Barbieri atende no Estúdio Corporales, à Praça 7 de Setembro, 95 – Centro, Socorro/SP. Contato: (19) 99159-7998.