Você sabia que as pessoas não compram sempre da mesma forma? O comportamento do consumidor de 10 anos atrás não é mais o mesmo, o varejo e consumo passou e está passando por diversas transformações. Vários motivos levam a essa transformação como: prioridades pessoais, mudanças sociais e políticas, a inflação, guerras, avanço tecnológico, mudanças na educação socioeconômica e, principalmente, uma pandemia como vivemos em 2020.
Para ajudar você lojista, empreendedor, preparei um conteúdo especial sobre tendências de consumo para 2023, para que você fique informado e tome as melhores decisões no seu negócio e entregue as soluções que o seu consumidor está buscando!
Antes, vamos entender o que é comportamento de consumo e a importância de estar antenado nessas tendências.
O comportamento de consumo nada mais é do que um conjunto de práticas, hábitos e mudanças socioeconômicas que impactam diretamente o processo de compra de uma pessoa ou um grupo.
As lojas costumam avaliar o comportamento do consumidor para entender melhor o que ele deseja e assim oferecer o que o cliente procura e precisa e dessa forma obter melhores resultados de vendas!
As tendências de consumo são, de modo geral, as necessidades, hábitos e conceitos mais recentes no comportamento do consumidor. Para 2023, identifiquei algumas tendências para você ficar ligado. Dá uma olhada!
1 -Compra de produtos veganos e sustentáveis:
Procura por produtos veganos, ou seja, que não possuem nenhuma substância de origem animal em sua composição, nem fazem testes em animais. Além de uma preocupação ética e política, com produção sustentável, eles também possuem mais benefícios à saúde e menor probabilidade de reações alérgicas.
2-Menor poder aquisitivo maior consciência na compra:
Foi-se o tempo em que era chique e bem-visto sair do shopping com várias sacolas, comprando apenas para “passar o tempo”. O consumo consciente tem relação com comprar menos, e com mais qualidade, maior planejamento de compra e menos compra por impulso.
Mas não é só isso: ele leva em conta escolher empresas que possuem responsabilidade social e propósitos e valores muito bem esclarecidos e que o consumidor se identifique com eles. Essas características ajudam a economizar e aumentam o senso de responsabilidade social.
3-Valorização do comércio local:
Durante a pandemia, muito se falou na ajuda do comércio e produtores locais. Esse movimento veio para ficar! E em 2023 essa tendência ganha muita força. Sabe a sua tia costureira que faz e vende biquínis e moda praia? Ou a sua vizinha que faz bolos caseiros incríveis para aumentar a renda familiar? Em 2023, será bem mais estimulado comprar com elas do que em marcas, lojas e restaurantes famosos. Para 2023 vamos reforçar “compre do pequeno” porque isso irá trazer benefícios para quem compra e para quem vende.
*Lilian Monteiro é socorrense, escreve para o Jornal O Municipio desde 2010. Especialista e consultora de Visual Merchandising, formada em Moda pela Faculdade Santa Marcelina, atuou em grandes redes varejistas, como C&A e Seller, e hoje atende lojas varejistas para aplicar as técnicas de VM e trazer soluções criativas e inovadoras para o varejo de moda. Contato: (19) 98424-3131, [email protected].