É impossível imaginar a vida moderna sem a internet e os smartphones. Imagine como era a rotina de um hospital e outros serviços de saúde. Exames, comunicados médicos, familiares de pacientes… tudo por telefone fixo. Com essa interessante história, o técnico em informática Paulo Dias, do Hospital Dr. Renato Silva foi entrevistado pela EPTV para narrar como a era 5G revolucionou a comunicação e seu trabalho.

Procurado pela jornalista Hidaiana Rosa, do G1, que entrou em contato pela grande amizade que Paulo tem com a redação da EPTV, a repórter disse que procurava uma fonte para falar sobre evolução na tecnologia. Nada melhor que ele para descrever o assunto!

Há trinta e três anos à frente das comunicações do Hospital Dr. Renato Silva, Paulo iniciou sua carreira aos dezessete, na época do PBX. De lá, acompanhou todas as mudanças tecnológicas, passando pelos celulares tijolões, os modelos 1G, a chegada da internet discada e os primeiros computadores em tela monocromática. Mais tarde, os smartphones em 2G, 3G, 4G e a internet em fibra óptica otimizaram o sistema de comunicação.

Dentre as histórias inusitadas está a gravação em internet discada dos exames de eletrocardiograma e quando a GCM foi até sua casa para avisar de que o hospital precisava de sua ajuda. Tudo isso ele contou para a nossa redação e para a EPTV, em matéria que vai ao ar na segunda quinzena de janeiro, no EPTV 1, ao meio dia e faz parte de uma série sobre tecnologia 5G. Outros quatro episódios serão gravados em demais cidades da cobertura da emissora.