Um roteiro inesquecível: João Domingues de Lima nos conta sobre sua viagem de motorhome por quase um mês em Portugal. Uma experiência incrível, pelo interior e litoral do país. A chegada aconteceu em 13 de maio, depois de mais de 2000 quilômetros rodados em terra, até o destino final e retorno ao Brasil no dia 7 de junho. Confira o roteiro escolhido:
Pé na estrada!
A viagem foi exclusiva: os amigos João e Niceia visitaram 35 cidades, com um roteiro elaborado por uma amiga, cuidadosamente pensado para aproveitar o máximo de cada destino, a bordo de uma “casa sobre rodas”.
Pela primeira vez viajando de motorhome, o socorrense destaca para a liberdade, fugindo das rotas tradicionais das agências.
Em meio a paisagens exuberantes e hospedagem em camping ou parques públicos próprios para receber motorhomes, a viagem começou em Matosinhos, com seus pontos turísticos em destaque: Igreja do Bom Senhor Jesus de Matosinhos, Mosteiro de Leça do Balio e Obelisco Praça da Memória, entre outros.
Aveiro, conhecida como a “Veneza Portuguesa”, é uma cidade costeira famosa por seus canais e barcos coloridos. Com belas praias, os turistas podem visitar o Museu de Aveiro, fundado em 1458, instalado no antigo Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina.
Os amigos passaram quatro dias em Porto para apreciar seus vinhos e toda sua arquitetura barroca, romântica e moderna. Capital da sub-região de Porto, patrimônio mundial da Unesco, a cidade possui diversos pontos turísticos, com destaque para as Igrejas dos Carmelitas, dos Carmos e de Santo Ildefonso, a Torre dos Clérigos, a Câmara Municipal e o Palácio da Bolsa.
Em Braga e Barcelos, os eventos religiosos se destacam, com a região conhecida por suas construções em estilo gótico e medieval, sendo um mergulho na história do Velho Continente, passando pelas cidades de Guimarães e Lamego.
Um espetáculo à parte é Évora, capital da região centro-sul de Portugal, em Alentejo. No centro histórico da cidade encontra-se o antigo Templo romano de Évora (também conhecido por Templo de Diana). Compõem a paisagem as casas caiadas, que rodeiam a Sé Catedral de Évora, uma enorme estrutura gótica iniciada no século XII. A Igreja de São Francisco possui arquitetura gótica e barroca, juntamente com a Capela dos Ossos, decorada com ossos.
Coimbra foi outra cidade que encantou João. “Não poderíamos deixar de conhecer a Universidade e a famosa Biblioteca Joanina, um patrimônio mundial da UNESCO”, destaca. Beja, Albufeira e a região de Algarve foram os destinos finais dessa expedição.
Em Fátima, visitaram o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, um importante centro de peregrinação religiosa, conhecido pelas aparições da Virgem Maria a três pastorinhos em 1917.
Quer conferir mais dicas de detalhes? Siga no Instagram @vamos_viajar_juntos ou seu Facebook João Domingues de Lima para conferir todos os detalhes dessa viagem maravilhosa!





