No último sábado, 12 de junho, celebramos o dia dos namorados e a Secretaria de Turismo promoveu uma surpresa para a cidade: a decoração da Fonte do Amor Eterno pela mão de Rosa Pereira, esta socorrense que brinca com o barro como quem faz versos. Uma oração, assim é o trabalho realizado por Rosa Pereira, uma artista que diz sentir a memória da argila e reconhecer o Criador nela, enquanto a molda e cria suas peças de cerâmica. “Deixei lá um pouquinho da arte do Ateliê” ela conta em suas redes sociais. E de fato deixou.

Quem pela fonte passar poderá ver: Os pássaros estão na direção do nascer e pôr-do-sol, indicando romantismo do início ao fim do dia, com beijinho pra selar a união. No centro oito corações vermelhos de vida, simbolizando o infinito e que seja eterno enquanto dure.
“Todo trabalho já vem com uma intenção e chega pra mim como além de um projeto”, conta. “Não consigo sentir a argila e amassá-la quando ainda não tenho a forma em que a peça se tornará. Mas sempre o desenho basicamente se desdobra na minha mente, já pronto. Então, o que faço é só colocar em prática aquilo que já estava destinado àquele local.”, completa explicando sobre o seu processo criativo que em muito se parece com o de alguns poetas.

Rosa explica que a decoração da fonte foi um pedido de Deise, da Secretaria de Turismo para que idealizasse algo que deixasse a fonte mais harmoniosa. As peças criadas não são colossais esculturas; são singelas, símbolos que rementem ao amor. Poderiam mesmo estar na sala de nossas casas, mas ali, na fonte, compõem um cenário especial…É interessante parar e olhá-las de perto.
“Às vezes algo pequeno e simples, mas com uma simbologia imensa, maior até que o amor e que os nossos olhos possam ver e nosso coração sentir”, relata com o sorriso nos olhos, se referindo ainda a como surge em sua alma o desenho que molda. “E quando se despedaça no forno, não fico apegada à situação, já fez a vez, já fez o sentido de um dia ter sido criada”, finaliza.

Visite e se encante – A Fonte do Amor Eterno fica ao lado do cinema, à Travessa Dr. Francisco Pulino Báfero. Os apaixonados podem comprar os cadeados no Cine Cavalieri Orlandi de terça a domingo, das 12 ás 20h.