José Fernandes Franco, diretor geral da Rede dos Sonhos em palestra para os prefeitos da região do Vale do Ribeira

Mais uma vez, o case de sucesso da Rede dos Sonhos Hotéis Fazenda e da Estância Hidromineral de Socorro é  referência para a elaboração de um projeto turístico. A  cidade recebeu a visita técnica composta por prefeitos, secretários e pessoas envolvidas na definição de políticas públicas para o turismo da região do Vale do Ribeira. O tema abordado foi “Inovação Inclusiva e Sustentável no Turismo de Aventura” e o encontro foi organizado pelo hub “Mãozinha Verde”.

Na chegada ao Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, onde ficaram hospedados desde o último dia 17, foram recebidos pelo diretor da Rede dos Sonhos, José Fernandes Franco.

O Consórcio Intermunicipal do Circuito das Águas Paulista, foi o tema da primeira palestra, ministrada aos visitantes pelo presidente da entidade, Prefeito de Monte Alegre, Edson Rodrigo de Oliveira Cunha. Rodrigo demonstrou que a união das cidades que compõem o Consórcio do Circuito, é um ponto chave para o sucesso do turismo da região, pois muitas questões comuns aos sete municípios serão solucionadas mais facilmente quando pensadas em conjuntos e não individualmente por cada cidade. Mostrando como funciona a gestão do nosso consórcio, Rodrigo demonstrou um caminho que pode ser seguido pelas 26 cidades que compõem o Consórcio do Vale do Ribeira.

O Campo dos Sonhos preparou demonstrações com as diversas atividades de aventura voltadas para pessoas com todos os tipos de deficiência e de todas as idades, ou seja, de crianças até idosos. O grupo pode observar a grande quantidade de famílias hospedadas que incluíam tanto crianças como idosos, também usufruindo dos equipamentos que foram criados para as pessoas com deficiência, como bicicletas especiais, selas de cavalgada com encosto e cinto de segurança e carrinhos elétricos para locomoção dos hóspedes mais velhos dentro do hotel.

Ainda na área de sustentabilidade, visitaram a usina de placas fotovoltaicas recém implantadas para abastecer o hotel. Também ficaram impressionados com o setor de separação e reciclagem de resíduos, área de compostagem, sistema de reuso de água, horta orgânica etc.

A visita ao Mirante do Cristo, além de permitir uma visão panorâmica do município, impressionou pela existência de um elevador que permite que um cadeirante consiga acessar o terraço que fica na base da imagem do Cristo, democratizando assim a mobilidade. A visita continuou com uma parada no Parque da Cidade, onde os visitantes puderam conhecer a Feira Permanente de Malhas e o Shopping Moda de Fábrica.

Ricardo Lopes, prefeito de Socorro fala os prefeitos da região do Vale do Ribeira no Parque dos Sonhos

A visita terminou com uma visita ao CCM – Centro Cultural Movimento, na antiga estação ferroviária, onde raríssimas bicicletas e motos antigas contam as histórias dos principais expoentes dessas atividades esportivas. Carlãozinho, o idealizador do museu, deu um show de conhecimento, que emocionou o grupo. Do lado de fora acontecia a feira dos produtores rurais de Socorro e na Choperia Duas Rodas, músicos socorrenses criaram a trilha sonora dessa experiência inesquecível.

O arquiteto Gilmar de Lima, Coordenador da Agência de Sustentabilidade “Mãozinha Verde” afirma que “vir à Socorro e à Rede dos Sonhos é um momento, mais que inspirador, é transformador”. Gilmar foi um dos idealizadores da vinda do grupo para essa visita técnica, Ele já conhecia o projeto de Socorro e participou da organização do memorável “Seminário Paulista de Sustentabilidade” em 2012. Ele hoje é um dos principais agentes incentivador da sustentabilidade e acessibilidade através da academia e entidades que participa, sempre citando Socorro como um exemplo de sucesso nessa área.

Newton Sioia, superintendente do CODIVAR – Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira, que contempla 26 municípios, divididos em três regiões: Lagamar, Cavernas da Mata Atlântica e Caminhos da Mata Atlântica. Ele afirma que: “Socorro é grande exemplo de sucesso da união de forças entre os órgãos públicos e a iniciativa privada, em relação a sustentabilidade e a acessibilidade. Estamos voltando para nossa região com inúmeras ideias para incluir no nosso planejamento turístico”. Ele aproveita para convidar o Circuito das Águas para participar da terceira edição da Semana SAM (Sustentabilidade, Acessibilidade e Mobilidade), de 3 a 5 de junho em Curitiba, quando, pela terceira vez, a Rede dos Sonhos estará presente com uma palestra.

VG Com
Para O Município