Acaba de ser concluída a terceira fase de restauração das pinturas originais feitas por Mário Thomazzi na década de 1950.
De acordo com o voluntário Josiel Oliveira, restaurador e responsável técnico pelas obras, “a parede que se encontra sobre a entrada da Capela do Santíssimo terminou dentro do prazo estabelecido, tendo sido dela desvelado com solução química o Brasão Pontifício do Papa Pio XII, composto por escudo envolto em pala, com as chaves douradas de São Pedro e a Tiara Papal (tríplice coroa) que representa o pai dos Reis e príncipes, governador do mundo e vigário de Cristo; as três Igrejas: triunfante, padecente, e militante; os três poderes do Papa: Magistério, Jurisdição e Ordem; as três missões da Igreja: ensinar, governar e santificar; a dignidade do Bispo de Roma: Pastor Universal, Jurisdição Eclesiástica Universal, e Poder Temporal; as três dignidades de Cristo: Sacerdote, Profeta e Rei; e, obviamente, a Santíssima Trindade.
No escudo vê-se uma pomba com ramo verde no bico sobre 3 colinas rodeadas de água. Simboliza o fim do dilúvio quando Noé envia a pomba e ela retorna trazendo só um ramo verde, indicando que encontrou terra firme e vida”.
Também todos os arabescos florais foram concluídos pelo arabescista Luís Machado com tinta PVA de primeira qualidade, tendo sido realizados com base fiel nos arabescos originais.
Iniciou-se também, nesta semana, graças ao empenho e boa vontade do Presidente da Comissão de Restauração, o Padre Francisco Gilson, a remoção total das camadas de tinta que encobrem os painéis da Capela lateral de São José. “Trata-se, portanto, da quarta fase do resgate decorativo da Matriz, a qual exige um prazo maior em relação às demais fases para que possa ser completamente concluída, haja vista que a Capela possui grandes dimensões”, explicou o voluntário Augusto Belluzzo, responsável pelo registro histórico fotográfico e audiovisual de todas as fases do processo de restauração. “
De acordo com Josiel Oliveira, nesta nova fase “a obra será dividida em quatro etapas, começando pelo Painel Central do Altar de São José, o qual deve passar pelo desvelamento e restauração do cortinado ilusionista ricamente adornado contendo 5 m de largura e 10 m de Altura. Em seguida, proceder-se-á ao desvelamento do painel lateral esquerdo de São Paulo Apóstolo com a respectiva restauração do contorno da figura de São Paulo, com 5m de altura e 3 m de largura. A terceira etapa segue pelo desvelamento do painel lateral direito de São Cirilo de Alexandria, o Teólogo da Encarnação e propugnador do primeiro dos dogmas marianos no Concílio de Éfeso em 431, além da restauração de seu contorno, com 5m de altura e 3 m de largura. Por fim, proceder-se-á à conclusão de todos arabescos das paredes laterais e do teto da capela de São José.
Colabore!
Para que os gastos com o resgate histórico e artístico possam ser supridos, a Comissão de Restauração oferta rifas em prol da recuperação das pinturas originais e da reforma do salão paroquial. Cada número tem o valor de R$ 5,00 e podem ser adquiridos tanto nos horários das missas, quanto na secretaria da Igreja Matriz. Os três prêmios (uma bicicleta; um tanquinho elétrico; e um gabinete para banheiro) serão sorteados no dia 24 de dezembro de 2022 pela Loteria Federal. Todos os ganhadores receberão, além do prêmio específico, um ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Além disso, toda doação é bem-vinda para a conclusão desta obra de inestimável valor histórico, artístico e cultural de nossa cidade.
Nós todos, povo de Socorro e paroquianos, somos imensamente gratos ao pe. Francisco Gilson pela brilhante iniciativa de nos trazer de volta, à vista, tão preciosas obras de arte.