Sabemos que atualmente o número de crianças e adolescentes que possuem dificuldade na aprendizagem tem aumentado gradativamente, para isso a área da psicopedagogia se faz presente, no qual seu profissional (psicopedagogo) utiliza métodos e práticas que ajudam a identificar e solucionar obstáculos que o impedem de progredir.

Para iniciarmos é necessário entender que a psicopedagogia demonstra seu valor no auxilio e orientação ao atendimento de crianças, jovens, adultos e idosos que possuem dificuldade no processo de aprendizagem, tendo assim um caráter preventivo e terapêutico.

A psicopedagogia possui áreas diversificadas de atuação, sendo elas: clínico, institucional, hospitalar, empresarial entre outras. Porém, dentro desta matéria nos aprofundaremos no âmbito do atendimento clinico.

O psicopedagogo clínico atende pessoas de diversas faixas etárias em seu consultório, de forma individual. Quando se trata de criança, muitas vezes ela não consegue falar sobre seus problemas, e é por

meio de desenhos, jogos e brincadeiras que ela poderá identificar a causa de sua dificuldade no seu desenvolvimento social, mental e motor. Essas atividades são orientadas por esse profissional por meio de sessões, com um cronograma que atenda a sua necessidade.

Para a melhor compreensão sobre a área psicopedagógica, separamos alguns questionamentos sobre o assunto, abordados pela psicopedagoga Paloma Cristina. A profissional é graduada em Pedagogia na Faculdade XV de Agosto; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional; e pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado e Psicomotricidade. Possui capacitação em ABA.

O que é psicopedagogia?

É uma área que atua no âmbito institucional, clinico, hospitalar etc. Buscando o estudo da relação entre a aprendizagem e a mente humana. Aliando os conhecimentos da psicologia, neurologia, psicolinguistica, antropologia e educação, para compreender como os indivíduos processam as informações eas transformam em um conhecimento adquirido.

O que faz um psicopedagogo clínico?

O profissional investiga situações ou processos que podem estar dificultando o aprendizado do indivíduo, sejam eles cognitivos, emocionais ou pedagógicos. Seu trabalho consiste em desenvolver estratégias e ações com o objetivo de provocar mudanças comportamentais e facilitar os processos de assimilação do conteúdo desejado.

Qual público o psicopedagogo atende?

O público alvo de maior demanda do Psicopedagogo é o infantil, porém a prática psicopedagógica pode se ampliar para jovens, adultos e idosos.

Quais são os benefícios que um acompanhamento proporciona para o público:

Infantil: Melhor desempenho escolar. O atendimento auxilia no desenvolvimento psicológico, afetivo e motor, identificando os comportamentos e sentimentos que causam a complexidade do aprendizado em sala de aula, apoiando para que o estudante comece a atuar de forma autônoma, buscando assim soluções que podem ajudá-lo a superar suas dificuldades.

Adolescente: Compartilhamento de métodos e mecanismos que ajudam a impulsionar o seu aprendizado, auxilia o aluno a ter um bom desempenho escolar, motivando a inclusão social de estudantes com dificuldade ou distúrbios.

Adulto: Maior desempenho acadêmico, utilizando métodos que ajudem em seu desenvolvimento, sendo eles: emocionais, cognitivos ou pedagógicos

Idoso: Estimula o cérebro por meio desafios diversificados, proporcionando novas sinapses e incitando a produção de neurônios. Reativando a memória com exercícios. Compartilhando conhecimentos

e experiências positivas e negativas, discutindo formas de evitá-las ou fortifica-las. Desenvolvendo trabalhos a partir da utilização de tecnologias midiáticas. Assim a psicopedagogia nada mais é que um estudo com relação à formação continuada dos indivíduos.

Como é realizado o atendimento psicopedagógico:

De início é realizado a anamnese, ou seja, uma pequena entrevista para investigar o histórico da pessoa e uma possível causa de sua dificuldade.

Nas demais sessões são realizadas provas operatórias, avaliações projetivas e aplicações de provas pedagógicas. Na ultima sessão, de acordo com o cronograma do aluno é realizada uma devolutiva sobre seu progresso no decorrer do atendimento.

Podemos afirmar que as práticas psicopedagógicas vêm de uma forma positiva para beneficiar os indivíduos dentro do processo de aprendizagem, analisando que cada ser humano aprende de uma maneira diferente, para isso é importante o psicopedagogo fazer uso de estratégias, flexibilização, empatia e compreensão para atender as necessidades de seu aluno.

Serviço – A psicopedagoga Paloma Cristina atende atualmente na Clínica AuraMed. Contatos: WhatsApp (19) 98167-9487 / Fixo: (19) 3895-1830.