O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência iniciou uma campanha de conscientização sobre a importância da acessibilidade no comércio local. De acordo com a Lei 3300/2019, os proprietários de comércios físicos e prestadores de serviços devem adaptar seus espaços para locomoção segura e atendimento prioritário das pessoas com deficiência.
O COMDEF destaca que a adequação às normas de acessibilidade, garantindo o direito de ir e vir para todas as pessoas, é fundamental para o desenvolvimento da cidade. “É importante destacar que, além de ser uma questão de inclusão, estas ações atraem mais clientes. A acessibilidade cria um ambiente inclusivo e acolhedor, que não beneficia somente as pessoas com deficiência, mas abre oportunidades econômicas”, destaca o presidente do conselho, Flávio Meneghelli, lembrando que até mesmo os estabelecimentos adaptados podem evoluir.
Use o termo PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN e não pessoa portadora de Síndrome de Down
Use o termo PESSOA COM DEFICIÊNCIA e não Pessoa deficiente, excepcional
Use o termo CONDIÇÃO GENÉTICA e não Doença Genética
Use o termo PESSOA COM NECESSIDADE ESPECÍFICA e não Pessoa com necessidade especiais
“Uma sugestão é retirar e evitar barreiras físicas que atrapalhem a circulação das pessoas, como cavaletes e manequins”, citou
ele. “Ao garantir a acessibilidade, fortalecemos a construção de uma sociedade mais justa, valorizando a diversidade humana
e promovendo o crescimento de Socorro”, conclui o presidente do COMDEF.
Dia Mundial da Síndrome de Down
A condição genética causada pela presença de três cromossomos no par 21 das células. Todos nós temos 23 pares de cromossomos, ou seja 46 cromossomos, devido a essa alteração genética a pessoa com Síndrome de Down tem 47 cromossomos (um a mais no par 21).
A Sindrome de Down também é conhecida como Trissomia do cromossomo 21.
Cada pessoa com Síndrome de Down tem um ritmo de desenvolvimento e, como todas as outras pessoas, personalidade própria. Dia 21 de Março é o dia Internacional da Síndrome de Down, essa data tem como objetivo conscientizar a população sobre a inclusão das pessoas com Síndrome Down e a importância da luta por direitos igualitários.