Conheça a Pê-efinho: delivery de papinhas para bebês que conquista clientela

Novos rumos e empreendedorismo: essas duas palavras motivaram Michele Bonetti Marchetti a investir em um nicho que ganha cada vez mais consumidores: o mercado de papinhas. Mãe de três filhos Joaquim, Gabriel e Rafael, ela é casada, tem 39 anos e usou da experiência e da criatividade para comercializar os produtos de introdução alimentar para bebês a partir de seis meses, atendendo a um público de pais que procuram a Pê-efinho a fim de oferecer refeições saudáveis e equilibradas para seus bebês. As papinhas podem ser congeladas e apresentam diversas texturas, pensadas para cada fase de crescimento. Confira como foi o início da Pê-efinho:

Desde quando faz papinhas para a venda?

Comecei a fazer em novembro de 2020, mas faço papinhas desde o nascimento do meu primogênito em 2006, desde então, sempre busquei o melhor para eles. Para 2021, planejo aumentar a variedade de sabores e também elaborar pratos para crianças maiores de 1 ano. Atualmente conto com a ajuda de meu filho mais velho, o Joaquim e com o aumento das vendas, pretendo também contratar mais pessoas.

Como surgiu a ideia?

Essa ideia já estava em meus pensamentos e coração desde a introdução alimentar do meu segundo filho Gabriel, em 2012, porém não consegui colocar em prática na época, pois eu e meu esposo tínhamos outro projeto em andamento. Contudo, com a vinda do nosso terceiro filho Rafael em 2020 em um cenário de pandemia, os meus caminhos precisaram tomar um novo rumo… Foi quando pensei: “É hora de colocar em prática aquele sonho antigo! (Rsrsrs)”. Então, em julho de 2020 comecei a estudar para a realização desse projeto, me aprofundar mais no assunto de introdução alimentar, métodos de preparação, valor nutricional dos ingredientes, pirâmide alimentar e muitos outros temas que abrangem a alimentação infantil. Posteriormente, comecei a testar as receitas.

Como são as papinhas?

As papinhas são produzidas de forma artesanal, sem adição de açúcar, conservantes, corantes ou similares. Nas preparações das papinhas salgadas uso temperos do bem: salsinha, cebolinha, alho, cebola, óleo de coco extra virgem (refogar) e azeite extra virgem (finalização). Tudo é preparado em panelas que não soltam resíduos e são embaladas em recipientes que não contém bisfenol, que podem ir ao freezer e micro-ondas.

Como foi o processo de escolha dos sabores?

Para a escolha dos sabores precisei combinar e balancear ingredientes de vários grupos nutricionais necessários na refeição dos bebês, exemplo: proteínas, carboidratos, legumes, verduras, leguminosas, e assim obter receitas nutritivas e saudáveis. Além disso, sempre testei e degustei as opções de papinhas com intuito de validar as texturas e paladares. Na produção utilizo vários ingredientes como batata doce, cenoura, inhame, mandioquinha, abóbora, brócolis, espinafre, proteína bovina, feijão, proteína de frango, laranja lima, ameixa, damasco, dentre outros. Todos combinados cuidadosamente para agregar qualidade, sabor em cada receita. As papinhas foram elaboradas para crianças de seis meses a um ano, porém podem ser consumidas em qualquer idade acima dos seis meses.

Teve alguma consultoria?

Consultoria não, mas estudei muitos livros e realizei cursos on-line. Não menos importante, considero a experiência de “mãe de três” ser relevante para qualificar as receitas desenvolvidas.

E quais são esses sabores?

A Pê-efinho atualmente possui 9 sabores que estão distribuídos em 3 categorias:

1ª Sopinhas: textura purê (bebês acima de 6 meses)

Sopinha de legumes com frango, sopinha de feijão com abóbora e sopinha de carne com legumes.

2ª Sopas: textura pedaços (bebês a partir de 8 meses)

Sopa de frango, legumes e arroz; sopa de feijão, legumes e macarrão e sopa de carne, legumes e macarrão.

3ª Papinha de frutas: textura purê (bebês acima de 6 meses).

Papinha docinho de banana; papinha maçã, laranja e damasco e papinha maçã com ameixa.

Qual deles é o preferido do público?

Dentre as papinhas salgadas, as preferidas são as produzidas com base de feijão. E no caso das papinhas de frutas, a favorita é a docinho de banana!

Quanto tempo elas duram congeladas?

Depende da temperatura em que são mantidas. Em freezer abaixo de -18° – 3 meses, em congelador de -12° à -18°- 30 dias e em refrigerador de 0 à -4° – até 48 horas.

Como é o feedback das mães?

Tenho tido um bom feedback das mamães. Elas me contam como seus bebês gostaram das papinhas da Pê-efinho e como facilitam a vida delas, principalmente naqueles dias corridos em que não há tempo de preparar algo saudável para seus filhos. Com isso, meu coração se enche de alegria!

Entretanto, cada bebê reage de uma forma diferente, pois nessa fase tudo é novidade! Eles estão passando por um momento de introdução alimentar de sólidos e cada bebê é único, pois possuem um paladar e um desenvolvimento específico para receber estes diferentes sabores. Visto isso, é necessário ter muita dedicação, calma e carinho para esse momento.

Algo mais?

Agradecer primeiramente a Deus por estar guiando meus caminhos e permitindo a realização de tudo! E, posteriormente, agradecer a todos que tem me apoiado nessa nova caminhada.

Siga e acompanhe as novidades da Pê-efinho pelo Instagram @mi_bonettimarchetti. Pedidos pelo WhatsApp (19) 99639-8826.