“Conhecer as doenças dos olhos e saber como se cuidar é o primeiro passo para agir em benefício do bem-estar”, ressalta Dr Filipe

Leitura obrigatória

Cuidar da saúde ocular é tão importante que no dia 10 de julho é o Dia Mundial da Saúde Ocular, uma data importante para a oftalmologia, especialidade do jovem médico socorrense Dr. Filipe de Oliveira Carvalho, 33 anos, médico pela Universidade São Francisco há 7 anos, membro titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, integrante do corpo clínico da Clínica de Olhos Regional, atendendo nas cidades de Socorro, Bragança Paulista e Águas de Lindóia, além de cidades do Sul de Minas. Ele nos traz informações relevantes dos cuidados com os olhos e da importância do médico oftalmologista nessa tarefa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que quase 40 milhões de pessoas no mundo são cegas e que próximo de 250 milhões tem alguma perda visual moderada ou severa. Vale destacar que a maioria dos casos poderia ser evitada com prevenção ou tratamento oftalmológico adequados.

Embora os idosos sejam mais acometidos pelas doenças da visão, as maiores causas de cegueira na população adulta em geral são: catarata e glaucoma. Porém, sem esquecer da baixa visão por falta de óculos nas outras faixas etárias.

A “catarata”, perda de transparência do cristalino situado atrás da íris, é a principal causa de cegueira reversível, ou seja, o tratamento cirúrgico é altamente eficaz, com quase imediata reabilitação da visão com a inserção de uma lente intraocular. É mais comum entre os idosos, pessoas com exposição à luz solar, diabetes e tabagismo. Somente o oftalmologista confirma o diagnóstico e indica o melhor procedimento cirúrgico para tratamento.

Já o Glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível no mundo, ou seja, a visão perdida pelo glaucoma não é recuperada. Ele é uma doença assintomática do nervo óptico, quase sempre ligada à pressão intraocular elevada. O diagnóstico com exame de fundo de olho, da pressão intraocular e do campo visual, além do tratamento com o oftalmologista, é obrigatório para evitar o dano ao nervo que leva à cegueira. É raro antes de 40 anos, mas sua incidência eleva com a idade, com histórico familiar, uso indevido de colírios com corticoides, trauma ou inflamação ocular.

Um outro cuidado que se deve ter é o uso adequado de óculos prescritos por oftalmologista, tanto na correção óptica da miopia, hipermetropia ou astigmatismo, quanto na indicação de filtros de proteção das lentes. Dentre estes, destaca-se o valor dos filtros de raios solares ultravioletas e dos filtros da luz azul de aparelhos eletrônicos, cada vez mais necessários. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia alerta sobre os riscos que o uso excessivo destes dispositivos pode trazer para saúde ocular, principalmente nas crianças, nas quais houve um aumento de diagnósticos de miopia. As pessoas também estão desenvolvendo estrabismo pelo uso excessivo de aparelhos tecnológicos e apenas uma boa indicação desses filtros pelo médico oftalmologista pode corrigir estes problemas.

Por fim, conhecer as doenças dos olhos e saber como se cuidar é o primeiro passo para agir em benefício do bem-estar. Cuidar dos olhos é simples e os ganhos são enormes.

Medidas importantes são: usar sempre óculos escuros com proteção UV, mesmo em dia nublados; não usar colírios sem prescrição médica; não coçar os olhos; fazer pausas para descansar os olhos, após longo período em frente ao computador, ao celular, ou tablet e nestes casos usar lentes com filtro de luz azul (luz digital); piscar devagar sempre que possível; olhar para o horizonte para repousar os olhos; lavar sempre as mãos; não fumar; evitar bebidas alcoólicas,  fazer atividades físicas com regularidade; ter uma alimentação equilibrada; dormir bem; evitar stress.

Sempre conte com um bom oftalmologista para cuidar e manter uma boa saúde ocular.

Foto: Julia Zanesco

Serviço – O Dr Filipe atende em nossa cidade todas as segundas-feiras das 9h às 17h30 e aos sábados das 9h às 12h na MultiClinica, localizada à Dr Rua Campo Salles- 43, telefones para contato são (19) 99756-3202 ou 3895-5714.

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias