A Biblioteca Municipal de Socorro possui dentro de seu acervo uma série de livros e aparelhos acessíveis para os visitantes. São mais de 40 livros em braile, incluindo livros com fontes ampliadas e também revistas. “Estes materiais são complementos para a democratização do acesso à informação, ao conhecimento e à cultura para pessoas com diferentes níveis de deficiência visual”, destaca o bibliotecário Fábio dos Santos Godoi.

Esse material se junta aos audiobooks e ebooks que em boa parte já está disponível de forma online e remota para a população. Mas há muitos outros títulos no suporte físico em CD-ROM. “Mesmo se tratando de uma mídia pouco convencional nos dias de hoje, a biblioteca possui computadores equipados para conseguir extrair e disponibilizar ao usuário da forma que melhor atenda em forma de acessibilidade sua necessidade de leitura. Cabe ressaltar que esse material é disponibilizado pela Fundação Dorina Nowill, em sua incansável dedicação a inclusão social das pessoas com deficiência visual”, afirmou o responsável pela Biblioteca Municipal, que reabriu as suas portas na semana passada, convidando todos a visitar e conhecer o acervo. “Venham conhecer, inclusive o acervo acessível em braile. Pois, mesmo de curiosidade, nós conseguimos captar o tamanho da dificuldade que pode ter um leitor em braile e assim termos mais empatia, se colocar no lugar no outro e valorizar a luta pela democratização cada vez mais da leitura”, conclui ele.

Com informações da Imprensa/Prefeitura