Tem início amanhã e segue até o dia 10 de julho, a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Expo Center Norte. O evento reúne as principais editoras e livrarias do país, além de promover concursos culturais como o Prêmio Jabuti, sendo uma importante vitrine para escritores.
De Socorro, a professora Denise Grigolão concorrerá pelo prêmio, pela primeira vez, com o livro “O Dia do Sol”, na categoria Ouro. A tarde de autógrafos será no sábado, dia 9, durante a Bienal. Outro conterrâneo a fazer lançamento é o escritor Francisco Aparecido, com “Os Fantasmas da Fábrica de Louças”, pela Editora Scortecci, com autógrafos no dia 6. Acompanhe a trajetória de cada um no universo dos livros:
Denise publicava antologias poéticas e em 1998, publicou seu primeiro livro “Rafael nas asas da borboleta azul”, em produção independente. No mesmo ano, publicou “O amor e as rosas” e, em 2001 “O retrato da alma de uma flor”, este já apresentado em bienal.
Denise é professora municipal na E.E Coronel Olímpio Gonçalves dos Reis e suas histórias têm como temas gratidão, inclusão, resiliência e autonomia. Saindo da literatura infantil, a autora possui um romance em andamento, com o título “Rasgar, Remendar e Bordar”, com cenário ambientado em pontos turísticos de Socorro.
Aqui na cidade, ela planeja um evento de lançamento dos livros “O Dia do Sol” – dedicado à sua sobrinha Emily Forato Ramalho – e “Palavras na Lua”. Denise possui a marca de mais de oito mil exemplares vendidos e agora seus livros serão republicados com nova capa e ilustrações pela Editorial Casa, de Curitiba, com vendas pela internet. A socorrense também é coautora do projeto “Heróis Implacáveis”, por meio do qual publicará sua biografia. Denise Grigolão está no Instagram @denisegrigolao e seus livros podem ser adquiridos pela site da Amazon
O escritor socorrense Francisco Aparecido Pinto de Godoi assina suas obras como Francisco Aparecido. Nasceu em 29 de abril de 1985 e, desde criança, mostrou-se assíduo leitor, interessando-se para escrever suas próprias histórias.
Seu primeiro livro, Homens do Caixão, foi uma tentativa de escrever uma peça teatral, nunca encenada. Depois de algumas mudanças na linguagem textual, foi publicado em 2019, pela Scortecci Editora.
E foi inspirado na sua experiência com questões espirituais, psiquiátricas e limitações físicas que Francisco escreve seu segundo livro, Renascer, publicado em 2020, pela mesma editora, mostrando uma situação fictícia que aponta como único vilão, a própria vida.
Este terceiro livro, direcionado ao público infantojuvenil, foi inspirado em uma lenda que falava de fantasmas que invadiam a antiga fábrica de louças, de Socorro, todas as noites. O livro, ilustrado, mostra a história de quatro crianças que buscam enfrentar o medo para se tornarem pequenos heróis.
A 26ª Bienal do Livro de São Paulo será no Expo Center Norte, à Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02055-000.