Foto: Wordorgs.com

Localizada na estância turística de Serra Negra, a Escola Estadual Lourenço Franco de Oliveira completou 120 anos em fevereiro deste ano. “A escola representa a própria história de Serra Negra, levando inclusive o nome do fundador da cidade. Foi a primeira do município e sua importância é primordial, pois o desenvolvimento da cidade está intimamente ligado ao trabalho realizado pela instituição, na formação de grandes homens que passaram por ela e que se tornaram cidadãos e profissionais exemplares”, explica a diretora, Claudia Cristina de Oliveira Costa.

Claudia atua em parceria com a vice-diretora, Maria Elizabeth Postali, que trabalha há 25 anos na mesma unidade em que foi alfabetizada (1959 a 1963). “Trabalhar onde aprendi os primeiros passos do conhecimento e no preparo para a vida, onde conheci as primeiras letras, é uma sensação indescritível”, conta a vice-diretora. Ela guarda consigo lembranças do portão da escola e da inspetora que vendia as fichas da “famosa sopa” – quem podia pagava, mas era distribuída gratuitamente para os alunos mais carentes.

É possível avaliar as mudanças educacionais ocorridas ao longo do tempo, como metodologias de ensino, infraestrutura, evolução de qualidade do material de apoio, cada vez mais moderno, adaptável e acessível a todos.

Em 2019, a escola obteve bons resultados de desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), que, segundo a diretora Claudia Cristina, tem como “diferencial o empenho de toda a equipe escolar” e as experiências da vice-diretora e da coordenadora Marilu Aparecida Barichello De Santi. “A vice-diretora Beth e a professora coordenadora Marilu estão há mais de 20 anos trabalhando na escola. Ambas são fundamentais para o sucesso alcançado na unidade e que cresce ano a ano (nota 7,69 no Idesp)”.

História

Tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), conforme Resolução 60, de 21/07/2010, a escola foi criada como Grupo Escolar de Serra Negra em 18 de fevereiro de 1901. A inauguração ocorreu em maio daquele ano, com 297 alunos matriculados e distribuídos em oito classes.

Atualmente a escola tem 17 salas e atende 435 estudantes dos anos iniciais (2º ao 5º). “É uma escola acolhedora, aconchegante, que aparentemente é pequena, mas é gigante no carinho e amor aos seus educandos”, destaca Claudia Cristina.

Estudaram na unidade o jurista brasileiro e professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Dalmo de Abreu Dallari, e o médico e ex-prefeito da cidade, Jovino Silveira.

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Assessoria de Comunicação e Imprensa