Quem for ao Horto Municipal terá a oportunidade de refletir sobre arte contemporânea e a alegria de se viver. Criada com latão, ferro fundido e materiais de sucata, “Alegrilando” é a obra de Luiz Valdo, artista plástico socorrense cujos trabalhos muitas vezes intrigam no sentido de fazer com que o observador precise se ater ao significado da obra de modo a refletir sobre valores da sociedade de ontem e hoje. Concluída e exposta ao público há pouco mais de duas semanas, a escultura tem despertado a curiosidade de quem por ali passa ou dela toma conhecimento pela internet:

“Uma caminhada pelo Horto Municipal e lá estava ela, uma escultura contemporânea de um socorrense muito conhecido por sua arte: Luiz Valdo. Olhar para sua obra de arte é como encontrar alguém pela primeira vez. Então, conversei e a conheci. Somente depois, entendi suas intenções; observei cada detalhe, imaginei o suficiente para interpretar a ideia do artista. “Alegrilando”é uma obra de arte que vem cheia de reflexões, interpretações, intervenções, além de cores vibrantes que se destacam entre a natureza, isso me levou a pensar na liberdade como um todo. A escultura é cheia de detalhes que remetem a liberdade física e psicológica. O tamanho desperta, primeiro, a vontade de tocar, a segunda de tirar uma foto, depois de explorar, explorar… assim pede a obra”. Ana Helena Bozzer Machado, professora.

‘Luiz Valdo, um artista moderno, com uma arte voltada para o equilíbrio natural. Onde tira dos objetos que julgam desnecessários. Para uma mágica magnífica… da criatividade e o empenho na transformação que nos fazem pensar e sentir a escultura. “Estou aqui, instalada, fazendo parte de um ambiente verde. Eu com formas orgânicas que se aquece com os raios solares. Que se banha de chuva. Envolvida pelos ventos. Que ganha o canto dos pássaros. Ferro, aço, cores envolvida por vidas. Tornando um local envolvente. Arte natural combina com arte casual”.Se tiver oportunidade, não deixe de conhecer, ela é todinha sua, se assim quiser.’ Elsa Farias, artista plástica.

“Confesso que não sou uma pessoa assídua das artes plásticas, mas esta escultura é, de fato, esplêndida. Ao conhecermos o conceito em que ela foi montada, além do fato de termos materiais de sucata, tudo faz sentido e nos traz a reflexão de que tudo é possível, só basta querermos. Somos reféns das nossas próprias limitações e ideais pequenos, mas se olharmos ao nosso redor, percebemos que as portas estão sempre abertas para novas oportunidades e direções. Acredito que esta obra está em seu local ideal, que nos faz olhar ao redor (o que parece algo difícil de se realizar na correria do dia a dia) e traz a Socorro a visão de um artista plástico que ama a cidade em que vive e enaltece a sua beleza. Parabéns pelo trabalho excelente!“ Letícia Shimokawa, de Santo André/SP.

Iniciada ainda durante a gestão de André Bozzola, a escultura ficou encoberta durante a pandemia. Seu tema está relacionado a alegria de se viver. Ao início do mês, no dia 3, Valdo a apresentou para o público, sem celebrações de inauguração, por meio de um vídeo lançado nas redes sociais. “Ela só se completa com a sua presença”, comentou ao convidar os socorrenses para um passeio pelo horto. Outras esculturas do artista, sempre utilizando sucata, podem ser vistas em Cafés como o Inverno de Itália e nos Hotéis da Rede dos Sonhos onde normalmente as expõe. Para os amantes da arte contemporânea ou mesmo aqueles que têm curiosidade por temáticas sociais, vale conferir.