A história da Guarda Mirim de Socorro começou em 1970 através de um Decreto Municipal na gestão, do então Prefeito Municipal, Imir Baladi. Em 1972, iniciou seus trabalhos com 10 meninos, a “Turma Bandeirantes”, que auxiliavam no trânsito, nos eventos, nos departamentos públicos municipais, além de orientar e guiar os turistas pela cidade.

Conforme a simpatia e a responsabilidade dos aprendizes que se divulgava pela cidade, os empresários e profissionais autônomos também começaram a se interessar por gerar a oportunidade aos meninos e foi aí que, em 1975, a Guarda Mirim Municipal passou para a categoria de “entidade” e recebeu juridicamente o nome de Corporação de Guias Mirins de Socorro, não deixando de ser conhecida como Guarda Mirim.

Assumida então por um grupo de empresários voluntários, a Guarda Mirim passou a ser reconhecida como uma Associação
sem fins lucrativos. Em 1ª de janeiro de 1975 a Guarda Mirim, já estava com o dobro de seus adolescentes aprendizes
atuando em vários segmentos de nossa cidade, desde escritórios de advocacia, escritórios contábeis, agências bancárias, departamentos públicos entre outros.

Em 1993, ocorre outro momento histórico muito importante na entidade. Foi aberta a oportunidade para a inclusão das meninas no projeto e o primeiro esquadrão feminino de 1993 foi formado por mais de 20 adolescentes. Em janeiro de 2005, para cumprimento da Lei 10.097/2000, nasceu o “Projeto Rumo Certo” e o “Programa Jovem Cidadão” quando então a faixa etária passou a ser de 15 a 18 anos. Como marco nesse período, veio a obrigatoriedade do Registro em Carteira de Trabalho dos aprendizes e o reconhecimento dos direitos trabalhistas de férias e 13º salário. Assim, em 27 de janeiro de 2005, numa cerimônia especial, foram entregues oficialmente, com a presença da então Auditora do Trabalho da região, as 110 carteiras de trabalho que representavam os 110 adolescentes na aprendizagem prática na cidade.

Em dezembro de 2020, para marcar a data de sua criação (1970) foi fixada a Pedra Fundamental, num cerimônia formal,
que marcou o início da construção da sede própria da entidade em um terreno de 3.500 m2 doado pela Prefeitura Municipal
e pelo CEPAK – Centro de Estudos Psíquicos Allan Kardec, localizado à Rua Poeta Paschoal Granato, no Bairro do São Bento. A nova sede já está com o Módulo Administrativo em fase final de acabamento, devendo, ainda esse ano, iniciar as obras do Módulo Educacional.

Ao completar 50 anos de atividades na cidade de Socorro, neste mês de Agosto, a Guarda Mirim conta com um grupo de
180 adolescentes matriculados no Programa de Aprendizagem e tem a grande alegria em dizer que mais de 4500 adolescentes
socorrenses já passaram pela entidade.

A comemoração aconteceu duplamente, no último dia 9 de agosto em que fora comemorado os 193 anos da nossa querida cidade de Socorro e os 50 anos de atividades da Guarda Mirim no Ato Cívico realizado na Praça da Matriz. Logo após a cerimônia do Ato Cívico, onde o Presidente Valter Artioli teve a oportunidade de agradecer a população e as autoridades, foi servido um bolo comemorativo para a população presente.

Foram 50 anos de muita luta, mas de grandes vitórias! Mais de 4.500 adolescentes formados e transformados. Por esse motivo, não podemos parar, pois investir no jovem aprendiz é investir no futuro.