O socorrense Douglas MCT estava sentado no sofá no começo da noite na última sexta-feira, dia 28 de maio, com a TV ligada no canal “Arte de Toda Gente”, apresentado por Gabriel Cruz, que transmitiu ao vivo os vencedores do Prêmio LeBlanc 2021, uma premiação brasileira dedicada à produções nacionais nos campos de história em quadrinhos, animação, literatura fantástica e games. O nome do prêmio é uma homenagem ao artista haitiano André LeBlanc, brasileiro de coração, responsável por ilustrar os livros de Monteiro Lobato. É organizado pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Universidade Veiga de Almeida e conta a parceria do Bossa Criativa.
Depois de um massivo voto popular, que levou a tira Hotel Maravilha a ser uma das três finalistas na categoria “Série Nacional de Tirinhas Favorita lançada em 2020”, Douglas e os leitores do seu quadrinho tiveram de esperar por mais de um mês até o resultado final. Concorrendo com outras duas tiras – “Martim, Professor de Arte”, de Diego Marinho, e “Mosco Tosco”, de Christian David e Ernani Cousandier – o resultado dessa categoria foi anunciado por Andréia Fernandes aos 41:39 minutos de live.
O artista não conseguiu aparecer ao vivo, por não usar o Telegram, mas se manifestou pelo chat em um divertido momento entre os apresentadores e o público on-line. “Quero agradecer a todos que votaram na primeira etapa e permitiram que os funcionários do hotel, Gregório e Mirim, levassem a tira como finalista do prêmio. Também quero agradecer a todos os envolvidos na premiação e aos que torceram por esse momento”, disse Douglas MCT.
“Nunca ganhei absolutamente nada nessa vida, sequer um prêmio por mais de 20 anos como quadrinista e escritor, então essa conquista chega com grande honra para mim. Valeu mesmo, pessoal!”.
Hotel Maravilha é publicado em nosso jornal desde 8 de maio do ano passado, sempre na página 11, ao lado do horóscopo. Douglas criou a tirinha no início da pandemia, inicialmente com o intuito de aplacar a ansiedade da quarentena. A tirinha mostra o porquinho Gregório e o recepcionista Mirim trabalhando em um hotel-fazenda aqui em Socorro/SP, que recebe personagens de outras tiras e onde também estão sempre explorando as possibilidades narrativas que somente os quadrinhos permitem. As tirinhas também podem ser lidas no Facebook e no Instagram: https://www.instagram.com/leiahotelmaravilha/