Você sabe identificar um caso de urgência ou emergência veterinária? Nessas horas, o essencial é manter a calma e ter sempre em mãos um kit de primeiros socorros e o telefone do seu veterinário de confiança, além de saber como proceder antes de chegar o socorro especializado. Para ajudar os tutores, entrevistamos Letícia Martins de Pádua, da clínica HelpVet. Confira:
Qual a diferença entre urgência e emergência veterinária?
Todo caso de emergência vai exigir uma medida imediata devido ao intenso sofrimento e ao risco de morte. Já as urgências são casos de menor gravidade, mas que deve ser realizado atendimento a tempo para que o animal não sofra com outras complicações mais graves.
Quais os principais casos?
As principais EMERGÊNCIAS são: hemorragia, cardiorrespiratórias, neurológicas, fraturas, traumas, convulsões, mordida ou picada por animais venenosos (peçonhentos), dificuldade respiratória, cansaço fácil e língua roxa.
Os casos de URGÊNCIA são vômitos e diarreias (intensos ou com sangue), dificuldade de urinar ou defecar por mais de 24 horas e falta de apetite por mais de 24 horas.
Como o dono deve proceder antes de chegar ao veterinário?
Quando nos deparamos com uma situação de emergência, é normal nos sentirmos assustados, porém um dos pontos mais importantes é saber manter a calma. Não atue sem pensar! Tenha em mente que os animais em dor podem ser imprevisíveis e agressivos (mesmo para os seus donos).
O primeiro passo para poder ajudar seu pet é ter um kit de primeiros socorros, ele é tão importante quanto as técnicas que ajudam os animais em outros tipos de complicações:
Gaze e esparadrapo para curativos: observe bem as ações do animal, já que ele pode tentar tirar o curativo; luvas de látex; pomadas antisséptica ou outras que auxiliam na cicatrização ou que ajudam em queimaduras; torniquetes para evitar a perda de sangue do animal, diminuindo a chance de hemorragia; álcool: ele pode ser usado para limpar o ferimento, nas trocas de curativo, além de esterilizar outros materiais que você vai utilizar nos primeiros socorros e termômetro para que você possa mensurar a temperatura de seu amigo e avisar o veterinário.
Os procedimentos de primeiros socorros para animais são simples e você pode treiná-los enquanto nenhuma emergência acontece, tome isso como a primeira dica. Os seus treinos devem começar por você, afinal, se desesperar nessas situações só irá piorar a saúde do seu pet.
1) Corte: se o seu animal sofreu um corte, podendo ele ser profundo ou até mesmo ter sido provocado por ferros enferrujados, os primeiros socorros devem ser imediatos: utilize o álcool para limpar e faça um curativo com a gaze e o esparadrapo;
2) hemorragia: devido a cortes, pancadas, ou outra situação onde o animal possa ter se machucado, um ferimento pode chegar à uma hemorragia. Encontre o local do sangramento e faça um torniquete, depois encaminhe imediatamente seu animal de estimação ao veterinário para melhor avaliação.
3) queimaduras: para o caso de queimaduras, você não pode aplicar gelo em hipótese alguma. Para exercitar os primeiros socorros para animais em casos de queimadura, você precisa passar uma pomada própria para queimaduras;
4) mordidas: se o seu cachorro se envolver em uma briga com outros animais, verifique os ferimentos e corte a pelagem próxima a região para facilitar a desinfecção que deve ser feita com água morna e álcool para depois fazer um curativo com gaze, pomada e esparadrapo;
5) engasgos: seu cachorro se engasgou com água ou até mesmo com um vômito, pegue-o pela barriga e faça uma pressão para que ele cuspa e assim libere a garganta. Há outra técnica que você pode usar que é a de pegar ele pelas patas traseiras, colocando-o de cabeça para baixo. Não recomendamos muito, pois pode machucar as patas do animal, mas nos casos de urgência deve-se tentar de tudo para evitar o pior.
6) intoxicações: procure o que o animal possa ter ingerido e leve ao veterinário para que ele faça a análise e saiba como reverter, em hipótese alguma force o vômito do animal ou ofereça leite. Ofereça carvão ativado e procure ajuda médica.
Algo mais?
Tenha sempre anotado o número de seu veterinário de confiança e de outros profissionais caso ele não consiga atender.
Serviço
Help Vet – Letícia Martins de Pádua (CRMV 45.529 SP). Rua Dr. Carlos Norberto, 244, Centro. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30 e aos sábados das 8h às 12h. Após esse horário, ligar para o telefone (19) 99735-4087. No Instagram siga @helpvet.clinica.