O projeto “Capoeira Águia Branca”, que acontece na quadra do Jardim Teixeira, há um mês, já atende mais de 50 alunos. Idealizado pelo Contramestre Alessandro Figueiredo Santos, as aulas são ministradas três vezes por semana e atendem a todos: crianças, jovens e adultos, separados em grupos.

Em nossa redação, Sandro explicou sobre o projeto e suas propostas de conseguir transporte e descentralizar as aulas para atender a outros bairros como Oratório e Jardim Santa Cruz. Acompanhado de Samuel Azevedo, do H2O, eles também citaram ações ambientais como limpeza e plantio comunitário, tornando os alunos futuros “Guardiões da Natureza”.

Um talento que se tornou missão: Alessandro aprendeu capoeira aos oitos anos, aluno de um projeto social. Hoje, é formado como Contramestre e possui experiência há mais de vinte anos. Nascido em Porto Seguro/BA e criado em Bertioga/SP, ele já passou por diversas cidades e estados como treinador.

Sobre o início do projeto, Sandro comenta: “Cheguei a Socorro há cinco meses e como todo praticante de capoeira, procurei várias academias e, nesse tempo, muitas crianças ficaram sabendo do esporte e pediram para eu ensinar”, conta.

“Meu objetivo é levar a capoeira para as pessoas que não podem arcar com os custos de um treinamento. Sou formado por meio de um projeto social e sei o quanto o esporte é importante para guiar as crianças e adolescentes”, revela.

O “Águia Branca” ganhou visibilidade e a Construtora Carraro abraçou a ideia e fez a doação de 50 uniformes, assim como a Prefeitura de Socorro, o projeto H2O e a Luxtel, de Mauá, aos quais Sandro é imensamente grato.

Rendendo frutos

No próximo dia 6, haverá um evento para a entrega dos uniformes com a participação dos alunos, pais, professores e patrocinadores do projeto, além das autoridades locais. Estão previstas também várias ações ambientais, promovidas pelo H2O.

No dia 20/03, cerca de dez alunos irão disputar um campeonato na cidade de Agudos/SP. Em junho será feita a graduação e um campeonato em Socorro, com a participação de vários mestres da região.

Quem pode participar?

A recomendação é para crianças a partir dos cinco anos. Nas aulas, os alunos também aprendem a fazer a trança da corda, a construir um berimbau e outros instrumentos usados na capoeira.

Horários – Aulas de segunda, quarta e sexta, das 18h30 às 20h30, na quadra do Jardim Teixeira.

A capoeira une esporte, expressão corporal, música e luta. Criada pelos escravos, é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e exige de seus praticantes muita disciplina e autocontrole.