Lançado em agosto de 2025 o “Projeto de Educação, visando a preservação do Rio do Peixe” já conta com 19 episódios lançados no canal do Instituto Parcel, no Youtube. A iniciativa tem apoio financeiro do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e conta também com a parceria das prefeituras das quatro cidades pelas quais o Rio do Peixe percorre: Socorro, Lindóia, Serra Negra e Itapira.
Serão ao todo 24 curtas-metragens educativos e um documentário especial que reúne os principais desafios e ações necessárias para garantir o futuro do rio. O objetivo, segundo Cássia Freitas, diretora do Instituto Parcel e idealizadora do projeto, é despertar nas pessoas, principalmente nas crianças, o senso de preservação ambiental e a valorização dos recursos hídricos.
Cássia conta que as gravações já estão na reta final. No dia 11, a equipe esteve no Hotel Fazenda Parque dos Sonhos gravando com diversas crianças, acompanhadas por seus pais para uma tarde de aventura; uma forma prática e envolvente de aprender sobre a relevância do Rio do Peixe para o ecossistema local, para o turismo sustentável e para a qualidade de vida das comunidades que dependem dele. “Receber este grupo e apoiar a gravação desse episódio reforça o nosso compromisso em incentivar projetos que promovam a conscientização ambiental e o cuidado com recursos naturais tão importantes quanto o Rio do Peixe”, afirma a equipe da Rede dos Sonhos.
Nesta semana, a professora Cássia recebeu o capitão Cléber Ventrone, comandante do Policiamento Ambiental da Região de Campinas. “Falamos sobre como é feita a gestão de qualidade da água, como os municípios são cobrados e também quais as principais iniciativas que podem ser tomadas para melhorar a preservação das águas, principalmente com o apoio da população”, conta o capitão.
A gravação também tratou sobre legislação, crimes ambientais e as responsabilidades administrativas e penais daqueles que degradam as áreas de preservação permanente e seu entorno. “Eu acredito que a mudança da sociedade se dará pela vinda de novas gerações, com uma consciência de sustentabilidade maior e levar um conteúdo de qualidade, focando na juventude, é uma forma de mostrar aos jovens como eles podem contribuir para o meio ambiente”, destacou o capitão Ventrone.
Cássia conta que a próxima etapa prevê um episódio sobre os agrotóxicos que chegam nas águas do Rio do Peixe e suas consequências, e também sobre a crise hídrica, que será gravado neste domingo e contará com uma roda de conversa com diversos especialistas.
“Este material vai deixar registrado o estado atual do nosso rio e o que podemos fazer para preservá-lo. Sabemos que é preciso muito mais do que projetos de educação ambiental, mas ter a oportunidade de documentar um conteúdo de tanta importância para que todos tenham acesso gratuito a informações ligadas ao nosso Rio do Peixe me deixa muito feliz e realizada – profissional e espiritualmente – com a certeza de que estou cumprindo o meu propósito de vida”, conclui a professora.
Assista! Os episódios da série educativa podem ser acompanhados pelo canal oficial do Instituto Parcel no YouTube:
youtube.com/@InstitutoParcel. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em parcel.org.br.









