Em 6 de julho de 1952 era inaugurado em Serra Negra o monumento ao Cristo Redentor, um dos maiores símbolos da cidade. Com 17 metros de altura, está localizado a 1.080 metros do nível do mar, no Pico da Fonseca.
Conforme o livro “A História de Serra Negra”, de Alcebíades Félix, que também foi o locutor da inauguração e do cinquentenário do Cristo Redentor no município, a ideia da construção do monumento nasceu no seio do Serra Negra Moto Clube, através de seu presidente Joaquim da Silva Lima, e foi acatada com entusiasmo pela sociedade, mas a Prefeitura não possuía recursos para a execução da obra.
“Governava o município o Prefeito Sanitário José Pedro Salomão e com o Secretário Antônio Barbosa Pinto da Fonseca, Joaquim da Silva Lima, autor da ideia, e Oswaldo Saragiotto, depois de muita discussão, resolveram que seria criada a ‘taxa de turismo e hospedagem’, a ser cobrada dos hóspedes dos hotéis locais, a fim de obter fundo necessário para a concretização da obra”, diz trecho do livro.
Ainda de acordo com o livro, no projeto de lei remetido à Câmara Municipal constava a construção de uma imagem do Cristo de apenas 5 metros de altura. Na Comissão de Justiça, Oswaldo Saragiotto, que era o Presidente, opinou para que a imagem fosse elevada para 12 metros, com mais o pedestal, que redundaria em 17 metros de altura.
Foi então aprovada a lei nº 81, de 30 de junho de 1950, e sancionada pelo Prefeito. A lei autorizava também os serviços de estrada, iluminação e o que fosse necessário para a execução e o acesso à obra. Em 15 de julho de 1950 era assinado o contrato para a construção entre a Prefeitura e a empresa de Otaviano Papais, de Campinas.
O ponto turístico segue melhorando cada vez mais. Além de uma bela vista de mais de dez cidades da região, também são atrações a lanchonete e a loja de doces e chocolates.
O acesso se dá pelo Teleférico, que possui 500 m de estação (medidos pelo Google), ou por veículo, utilizando a Rua Antônio Jorge José.


A Prefeitura de Serra Negra realizou, recentemente, uma série de intervenções para a revitalização do entorno do monumento. Foram instalados novos corrimões, mirante e, ao redor do Cristo, gradil e piso. O sistema de iluminação foi totalmente revitalizado, além de pintura na escadaria e paisagismo. Elevador e rampa de acessibilidade também foram colocados, visando facilitar o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.
Fonte: Prefeitura de Serra Negra