Livro comemorativo de 30 anos venceu na categoria de relacionamento com o médico cooperado 

A Unimed Amparo ganhou, no último dia 22 de novembro, o primeiro lugar no Prêmio Nacional Unimed de Comunicação e Marketing, uma iniciativa que reconhece as boas práticas das mais de 341 cooperativas. O projeto vencedor foi o livro “Construindo Histórias – 30 anos de Unimed Amparo e Cooperativismo Médico”, que concorreu na categoria Relacionamento com o Cooperado para cooperativas de médio porte. Em seis diferentes categorias, 530 projetos participaram do prêmio deste ano.

A escolha dos vencedores veio por duas avaliações simultâneas e somatórias com jurados referências no mercado de comunicação e profissionais do Sistema Unimed. Entre os critérios analisados estavam o uso das diretrizes da identidade visual e manual de redação da marca, a originalidade e os resultados do projeto.

Para o diretor-presidente da Unimed Amparo, o médico Adalton Rafael de Toledo, o prêmio é um reconhecimento para um trabalho desafiador que envolveu todos os médicos cooperados e ajudou a consolidar o espírito de pertencimento de todos com a cooperativa.  

“Temos como cultura fazer um livro comemorativo a cada cinco anos de nossa história. Pensar em como fazê-lo sempre com criatividade é um desafio. Para os 30 anos, a ideia foi valorizar o capital humano da cooperativa e trazer a história da organização e a trajetória de cada um dos médicos, com suas experiências de vida, o amor à medicina e ao cooperativismo. É a história de cada médico cooperado construindo a história da Unimed Amparo”, explica. 

O projeto e sua realização  

Idealizado pela diretoria executiva, o livro teve produção interna com a equipe da área de comunicação da cooperativa, desde a criação do conteúdo textual, diagramação e revisão, tendo sido terceirizada apenas a fotografia e a impressão. O projeto aconteceu na época de pandemia, trazendo ainda mais desafios.   

A publicação tem textos do jornalista Adilson Zorzi, projeto gráfico e diagramação do designer Nosbielg Pires, produção executiva de Lucas Fornel, Thaís Bozzer, Flavielly Silva e Daniela Pelinson, fotos de Paulo Remorini e contribuição dos médicos Adalton Rafael de Toledo, José Tadeu de Campos Nóbrega e Luiz Estanislau do Amaral Neto.   

O livro foi dividido em duas partes. A primeira e menor traz um pequeno resgate histórico do nascimento do Sistema Unimed, da Unimed Amparo e as conquistas nas três décadas de atuação. Já a segunda parte, que compõe a maior parte das páginas da publicação, estão uma minibiografia dos 138 médicos cooperados atuantes durante o ano de 2020.  

A escolha do nome do livro também foi pensada de forma a resumir qual era o espírito de celebração dos 30 anos da cooperativa. O título traz o verbo no gerúndio – Construindo -, que caracteriza uma ação em continuidade, que não teve um fim. Outra opção foi utilizar o substantivo no plural – Histórias. O objetivo foi mostrar que a história de cada cooperado constrói uma história maior, a da própria cooperativa, na sua vocação pela medicina, no cotidiano do consultório e também no aspecto pessoal.

Inspirar novos sonhos e futuros médicos  

O livro foi distribuído para empresas contratantes, colaboradores, beneficiários, para prefeituras e câmaras municipais de todas as nove cidades da área de ação, bibliotecas, entidades, cooperativas e dirigentes do Sistema Unimed.  

 “A publicação foi uma oportunidade ímpar para conhecer mais sobre a vida de cada médico cooperado. E o desejo da Unimed Amparo vai ainda além. Desejamos que o livro possa pelo destino cair nas mãos de novos sonhadores, jovens que sonham com a profissão médica, e – a partir das histórias desses cooperados e do cooperativismo -, inspirem-se para seguir e conquistar seus sonhos e, um dia, ajudar a construir também a história da cooperativa”, comenta o gestor da área de comunicação, Lucas Fornel.