Foto: Wagner Carmo/CBAt

Fera do decatlo, Felipe Vinicius dos Santos, de 26 anos, visitou nossa redação nesta semana, acompanhado do seu fisioterapeuta, o socorrense Mateus Poli e também de sua esposa, Thannya Ferreira da Silva. O atleta é o único representante brasileiro na modalidade que vai representar o Brasil nas Olimpíadas e treina na CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo, em Bragança Paulista. Acompanhe a entrevista:
A primeira pergunta é: como? Para chegar nas Olimpíadas, os atletas precisam participar de várias competições e Felipe conquistou sua vaga no Troféu Brasil, que aconteceu em dezembro de 2020, onde fez 8.364 pontos, superando a marca de 8.350 pontos – índice exigido pela World Athetics.
Natural de São Paulo, Felipe iniciou sua trajetória no esporte aos doze anos. Ele já representou nossa bandeira no Sulamericano (3º lugar), Ibero-americano (1º lugar), em 2018 e nos Jogos Panamericanos de Toronto (2015).
Entre tantas vitórias nas pistas, Felipe passou por várias ‘provas’ durante o caminho: após sofrer uma contusão no punho, em 2016, o atleta ficou dois anos sem competir, perdendo patrocínio, sem salário, apenas com o apoio da esposa, Thannya Ferreira da Silva, também atleta de salto triplo e de distância e profissional de Educação Física.
Depois de recuperado, Felipe retorna aos treinos e conseguiu correr, mas, em 2018, outra contusão, rompendo o tendão. Novamente fora das pistas, ele fez uma cirurgia e recuperação na clínica do doutor Cristiano Laurino, totalmente de graça. Ficando seis meses sem tocar o pé no chão, o atleta comenta: “Nessa época o meu objetivo se tornou voltar a andar. Foram os seis meses mais difíceis da minha vida”.
Para arcar com as despesas de suplementos e equipamentos, Felipe começa a trabalhar como Uber, permanecendo na função por três anos. “Ficar dois anos fora das pistas me amadureceu muito”, comenta o decatleta sobre a experiência.
Em 2019, ele voltou a competir pelo Troféu Brasil e fica em 2º lugar. “Segundo lugar com gosto de campeão. Vi que era possível brigar para conseguir o índice olímpico, um atleta de alto nível concretizando o que não fez em 2016”.
Mas com tudo voltando ao normal, em março de 2020, todos fomos surpreendidos com a pandemia e Felipe é obrigado a treinar em casa. Vendo que os treinos pararam de evoluir, ele fica de férias por um mês. Na mesma época, sua sogra adoeceu e o casal foi para Recife e na volta, infelizmente, receberam a notícia do falecimento da mãe de Thannya. “Meu objetivo duplicou depois disso”, diz o atleta que, diariamente, supera seus próprios recordes.
Tóquio 2021
Agora Felipe treina para conquistar medalhas nas Olimpíadas de Tóquio, prevista para acontecer de 26 de junho a 8 de agosto. Ele explica que, conforme a data das Olimpíadas se aproxima, os treinos diminuem de intensidade.
Único representante do Brasil no decatlo nas Olimpíadas de Tóquio 2021, Felipe dos Santos é um dos quatros competidores que ultrapassaram a marca dos oito mil pontos na temporada. Ele disputará contra grandes nomes como o francês Kevin Mayer.
Entenda o esporte
O decatlo é uma modalidade de dez esportes: Os atletas inscritos competem num programa de dois dias, que inclui as seguintes modalidades: 100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros rasos (1º dia); 110 metros com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo, 1500 metros (2º dia).
Feras do esporte
Morando em Bragança Paulista há um ano e meio, o casal treina pela CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo, com sede em Bragança e conheceram o socorrense Mateus Poli, que é fisioterapeuta do centro desde 2019. Ainda muito jovem, com apenas 26 anos, ele agradece a oportunidade de trabalhar com um atleta olímpico.

Felipe e Mateus Poli em nossa redação

A parceria surgiu em agosto de 2020, quando Mateus atendeu Thannya. Atualmente ele presta seus serviços ao casal e também, aqui em Socorro, na 2LIFE e em Bragança, em clínica particular. “Tive sorte, mas uma coisa é entrar na Confederação para trabalhar e outra é se manter lá dentro”, conta o socorrense.
Eles agradecem, em especial aos patrocinadores socorrenses Junior’s Suplementos, 2LIFE, Flavio di Giovanni e Cristiane Saito
Que honra! Felipe dos Santos é o segundo atleta olímpico a ser entrevistado pelo O Município. No ano passado, tivemos a presença do jogador de futebol Alex Silva. No Instagram siga @thannyatop10 @dr.mateuspoli @felipe_decatlo.