Em três meses, o Grinberg’s Village Hotel reduziu em 58% o lixo orgânico descartado. No mês de julho, eram 6.890 kg, passou para 5.418 kg em agosto e, em setembro, o número chegou a 2.858 kg. O resultado é fruto do projeto Vira Adubo, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

“O projeto “Vira Adubo” é uma forma de atenuar o problema da disposição dos resíduos de poda e dos materiais orgânicos produzidos no município. Evitando acumulação no Aterro, dando um destino útil e nobre a estes materiais e gerando melhorias na estrutura dos solos agrícolas” – comenta o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori, que convidou o hotel para fazer parte do projeto piloto.

“O Vira Adubo foi aplicado através de palestra de conscientização dos colaboradores, orientação diária do controle do desperdício e reaproveitamento dos alimentos”, conta a gerente geral do Grinberg’s Village Hotel, Raquel Polkovojs. “A elaboração de um programa de conscientização e orientação diária no controle do desperdício fez com que identificássemos as falhas e limitações que tínhamos no processo de produção, o que nos levou a aplicar os princípios da produção enxuta, especialmente no que se refere à eliminação de desperdícios, tanto de material consumido quanto de resíduo gerado”, completou ela.

Todo material orgânico coletado é destinado ao Complexo Ambiental, juntamente com o material de poda da cidade. Logo após a coleta, os materiais são transformados em composto que em seguida é doado a agricultores de Socorro.

“Ainda estamos distantes de nossas metas, mas estamos caminhando! A correta gestão desses resíduos tem nos ajudado a promover a redução de custos e de desperdícios, contribuindo para o aumento dos lucros e o do desenvolvimento sustentável” concluiu Raquel.