Foto: Natalia Faria

A perda de urina involuntária é denominada incontinência urinária. O comprometimento das funções dos músculos do assoalho pélvico e/ou o mal funcionamento do esfíncter da bexiga levam a essa condição, que é a perda involuntária de urina. 35% das mulheres com mais de 40 anos e 40% das gestantes irão apresentar sintomas de incontinência urinária, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia. Para saber mais sobre o assunto, entrevistamos a Fisioterapeuta Jéssica F. M. Straci. Confira:

O que caracteriza a incontinência urinária?

A incontinência urinária é caracterizada em 5 tipos:
1- Incontinência Urinária por Esforço: é a perda involuntária de urina aos pequenos e grandes esforços como espirrar, tossir, correr, pular, rir…
2 – Incontinência Urinária por Urgência: é a perda involuntária de urina seguida de uma necessidade urgente de ir ao banheiro. Também pode acontecer a urgência e a perda de urina enquanto percorre o caminho para ir ao banheiro.
3 – Incontinência Urinária Mista: acontecem as duas incontinências acima citadas.
4 – Incontinência Urinária Insensível: perda de urina consciente, mas não sabe quando ela aconteça, só percebe quando já está molhada.
5 – Incontinência Urinária Contínua: perda de urina constante.

Quais os fatores de risco?

Os fatores de risco para o desenvolvimento da I.U são: gestação, parto normal mal conduzido, obesidade, tabagismo, cirurgias abdominais, menopausa, deficiência de estrogênio, infecções do trato urinário de repetição, Diabete Mellitus, doenças respiratórias, doenças neurológicas, constipação intestinal etc.

Quais sintomas devemos ficar atentos?

Existem sintomas que devemos ficar alerta para uma possível disfunção do trato urinário e que podemos dividi-los em 4:
Sintomas de armazenamento: aumento da frequência urinária diurna (mais de 9 vezes), aumento da frequência urinária noturna (mais de uma vez de madrugada), urgência miccional, urge-incontinência.
Sintomas sensoriais: aumento da sensação do enchimento da bexiga, urgência, redução ou aumento da sensação de bexiga cheia.
Sintomas de esvaziamento: jato urinário fraco, esforço miccional, dor ou desconforto para urinar.
Sintomas pós-miccionais: sensação de esvaziamento incompleto, urgência pós-miccional, necessidade imediata de novo esvaziamento.
Os sintomas de escape urinário devem ser avaliados por um profissional qualificado: médico (urologista ou ginecologista) e o fisioterapeuta especialista na saúde da mulher.

Algo mais?

O fisioterapeuta é capaz de avaliar e traçar condutas para cada caso em específico, podendo tratar com exercícios para fortalecimento do assoalho pélvico e retorno da continência urinária, exercícios de relaxamento do assoalho pélvico, treinos respiratórios, terapias manuais, etc.

Serviço: Agende uma avaliação!
Jéssica Straci (CREFITO 3/209335-F) atende na Academia Start Fit, à Rua General Glicério, 72, (19) 97132-9861.